Alunos da escola Icon Jiu-Jitsu do Mindelo realizaram uma assembleia que culminou na criação da Associação Brazilian Jiu-jitsu de S. Vicente (ABJJSV), a primeira da modalidade em Cabo Verde e que passa a ser dirigida pelo faixa preta Nuno Mões. Segundo Mões, a escolha do nome tem a ver com a o estilo praticado em S. Vicente e com a projeção do Jiu-jitsu brasileiro, que tem estado em plena expansão a nível internacional. Aliás, a referida escola tem uma estreita relação com o mestre brasileiro Sérgio Vita, que tem vindo constantemente à ilha de S. Vicente desde 2017 para dirigir seminários, treinos e atribuir graduações.
“A criação da nossa associação vai servir como mola impulsionadora do Jiu-jitsu em S. Vicente. Esperamos aumentar o número de praticantes, abrir a escola para o escalão infantil e a categoria feminina e organizar competições locais e regionais e participar em provas internacionais”, prognostica Nuno Mões, para quem o primeiro passo é a organização interna.
Por enquanto, a única escola de Jiu-Jitsu no Mindelo funciona com um pequeno número de alunos, mas que treinam com afinco. Os treinos tiveram na última semana uma outra dinâmica graças a presença de um grupo de 10 praticantes portugueses, liderados pelo professor Telmo Gonçalves, dono da escola Icon Jiu-Jitsu de Olivais. Este grupo conciliou o turismo com os treinos, o que, segundo Nuno Mões, foi bastante gratificante para todos os envolvidos.