O jogador Garry Rodrigues e o técnico Bubista asseguram que Cabo Verde vai entrar em campo hoje para vencer a formação de Eswatini, ex-Suazilândia, nesta corrida para o Mundial 2026. O confronto acontece na África do Sul, no Estádio Mbombela, em jogo a contar para a segunda jornada das eliminatórias africanas do Grupo D, pelo que ambas as formações jogam, teoricamente, “fora de casa”.
No entanto, Bubista afirma que todos os jogos de qualificação para a Copa do Mundo são difíceis, dentro ou fora de casa. Por isso vai defrontar a seleção oponente com o devido respeito, mas decidido a conseguir mais uma vitória sobre a formação adversária. Para isso, o técnico dos tubarões-azuis vai fazer adaptações ao 11 inicial para refrescar a equipa.
Bubista lembra que Cabo Verde fez um jogo recente com Angola no Estádio Nacional, o plantel foi sujeito a uma viagem longa e cansativa, pelo que precisa levar esses factores em conta, se quer ganhar. “Queremos estar sempre na posição de conseguirmos a qualificação, por isso queremos sair do jogo com uma vitória”, diz Bubista.
Para o atacante Garry, Eswatini é uma equipa ao alcance do potencial de Cabo Verde. “Conhecemos a seleção, conseguimos uma vitória sobre Eswatini aqui, somos melhores – com todo o respeito – e viemos para ganhar os 3 pontos”, diz o atleta, que promete dar o seu máximo para marcar pelo menos um golo.
O espírito dentro do team é tranquilo e positivo, segundo o jogador. Este lembra que Cabo Verde empatou em casa com Angola, dividiu pontos, e enfatizou que todos os jogos em África são difíceis. Mesmo assim, Garry assume que o foco é vencer Eswatini hoje na África do Sul, no Estádio .
Cabo Verde entra em campo com um ponto, depois do empate (0-0) com a Angola, no jogo inaugural das eliminatórias, realizado na passada quinta-feira, 16, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia. Por seu lado, Etswatini, que joga em casa emprestada por não ter estádios certificados pela Confederação Africana de Futebol (CAF), vem de uma derrota com a Líbia (0-1) e procura os primeiros pontos nestas eliminatórias.