Mindelo palco de torneios de basquetebol de salão e de rua

A cidade do Mindelo será palco de duas competições de basquetebol, que irão decorrer no polidesportivo de Monte Sossego e junto à praça da Escola Nova, na Ribeira Bote. A competição indoor, intitulada Crossover Nov Rume, é de carácter nacional e, conforme a organizadora Mireille Coronel, será disputada de hoje, Sexta-feira, a Domingo com equipas do escalão feminino de Santiago Sul, Santiago Norte e duas formações de S. Vicente.

“Criei um grupo com o objectivo de realizarmos eventos nas férias. Em 2016 organizamos uma competição local com quatro equipas femininas e quis agora fazer uma prova nacional para incentivar as atletas em S. Vicente”, explica a também jogadora, que tem estado empenhada em “aguentar” o basquetebol feminino na cidade do Mindelo.

Os jogos começam hoje pelas 18 horas no polidesportivo com o confronto entre Misto de S. Vicente – Escola de Basket Sarda e Lady Rebel, de Santiago Sul, contra a formação de Santiago Norte, composta por atletas de equipas diversas dessa região desportiva. O torneio quadrangular será disputado no sistema todos-contra-todos, com final entre as equipas melhor pontuadas da primeira fase.

Fora do pavilhão, mais concretamente na zona da Ribeira Bote, acontece este Domingo um torneio de basquetebol de rua do escalão sub-16 masculino. Organizado por Zé Baía, esta prova tem por finalidade “obrigar” os pais e encarregados de educação a acompanhar a vida desportiva dos filhos. “Apesar dos nossos apelos, os pais não acompanham os filhos no desporto, o que lamentamos. Por isso, uma das exigências de inscrição das equipas é que levem os pais para ver os jogos”, realça esse treinador.

Segundo Zé Baía, essa competição é também uma forma de levar os atletas desse escalão a competir, já que, segundo esta fonte, o campeonato regional foi suspenso a meio caminho pela Associação de Basquetebol de S. Vicente. Como explica esse jogador e treinador, a direcção da ABSV alegou falta de tempo e pediu aos clubes para darem seguimento a essa prova, desafio que ele pretende assumir. Por enquanto, diz, quer organizar esse torneio relâmpago de basquete de rua, que será disputado entre seis a dez equipas. A prova acontece este domingo.

Sair da versão mobile