A escola de guarda-redes de futebol Paixão Número 1, um projecto desenvolvido em parceria pelo italiano Laayouni Musta e o internacional cabo-verdiano Vozinha, será apresentada oficialmente hoje à tarde no estádio municipal Adérito Sena, em S. Vicente. Tida como a primeira iniciativa do género na ilha, a escola vai trabalhar essencialmente com crianças dos 13 aos 16 anos, com aulas uma vez por semana, que decorrem no período de setembro a julho do ano seguinte.
“Esta fase da infância é tida como o período de ouro no processo de aprendizagem. Os adolescentes revelam uma extraordinária capacidade de compreender e aplicar as técnicas. E o pretendido é fazer com que consigam assimilar convenientemente as técnicas básicas”, comenta Musta, que tem uma escola similar na Itália e que serve de base ao projecto pensado para S. Vicente e que começou a elaborar há 3 anos.
Para garantir o normal funcionamento da escola e a sua durabilidade, Laayouni Musta formou dois instrutores na cidade do Mindelo, mais precisamente Ron Santos e Oliver Fonseca, que vão ministrar as aulas durante 10 meses por ano. O italiano assegura que o ensino será gratuito e aberto aos jogadores de todos os clubes da região desportiva de S. Vicente. Já os instrutores irão receber uma gratificação a ser assegurada por Musta enquanto coordenador e sponsor da escola.
De regresso à cidade do Mindelo para a cerimónia de abertura da escola, Musta trouxe 20 pares de luvas, 10 bolas, 15 calções profissionais de guarda-redes e meias. Materiais que vão suportar o arranque do projecto. As primeiras aulas vão começar no mês de setembro.