Juliana Monteiro, vice-campeã nacional de Xadrez: “O campeonato vai estimular outras mulheres a praticar a modalidade”

O campeonato de xadrez feminino, terminado ontem na ilha do Sal, consagrou Célia Rodriguez, prata da casa, como campeã da modalidade em Cabo Verde, com cinco pontos conquistados. Em segundo lugar ficou Juliana Pio Monteiro, representante da ilha de S. Vicente, com menos um ponto. A atleta do Clube Amarante venceu quatro oponentes e perdeu justamente com Célia Rodriguez.

“O campeonato foi desafiante e muito interessante. Para mim foi também uma experiência nova viajar para uma outra ilha só para jogar Xadrez”, comenta Juliana Monteiro, 16 anos, que foi convidada pela federação da modalidade para participar. Esta aluna do 11. ano de escolaridade dos Salesianos confessa que foi para a prova apenas com o intuito de jogar e aprender mais. Acabou por vencer 4 partidas e isso a deixou mais incentivada.

Segundo Juliana Monteiro, começou a jogar Xadrez em abril do ano passado, após ver um vídeo na internet. Fez a sua primeira participação numa prova oficial em S. Vicente e agora deu o pulo a nível nacional, como vice-campeã.“Organizar este campeonato nacional feminino foi uma ótima iniciativa da federação. Um dos meus objectivos foi ajudar a incentivar as mulheres a conhecerem este jogo tão interessante”, frisa essa adolescente, que promete continuar a desenvolver os seus conhecimentos sobre o Xadrez.

Sair da versão mobile