Jailson Oliveira vence Ultramaratona da Boa Vista e estabelece novo recorde: “Objectivos traçados e cumpridos”

O atleta ficou a escassos cinto minutos de reduzir o tempo recorde uma hora.

O atleta Jailson Oliveira atingiu hoje o objectivo de vencer a 20. edição da Ultramaratona da Boa Vista e estabelecer um novo recorde. O ultramaratonista percorreu os 150 quilómetros em 17 horas e 13 minutos e “desceu” o tempo recorde em 55 minutos, feito que o deixou “emocionado e orgulhoso”.

“Fiquei a escassos cinco minutos de baixar o recorde uma hora. Curioso é que em 2019, quando venci a corrida, fiquei a cinco minutos de bater o recorde, que pertencia a um atleta espanhol”, comenta o atleta cabo-verdiano.

Para atingir a sua meta, Jailson Oliveira traçou uma estratégia, que resultou. Para o efeito, consultou a meteorologia e recolheu informações úteis que usou durante a prova. “Vi que o tempo estaria fresco de manhã até por volta do meio-dia e que haveria depois uma onda de calor até próximo das 16 horas. Além disso, os dados indicaram que a maré estaria baixa até por volta do meio-dia”, revela o atleta.

Deste modo, iniciou a competição com um ritmo acelerado e aproveitou a maré baixa para correr junto as praias, onde a areia é mais dura. Em quatro horas já tinha percorrido 50 quilómetros. Com a chegada da onda de calor, abrandou o ritmo e passou a andar 300 metros e a correr 400 metros. Depois das 16 horas o tempo voltou a esfriar e acelerou o passo para recuperar o tempo perdido.

Nos últimos 50 km, Jailson Oliveira apontou a bússola para a cidade de Sal-Rei, onde deveria chegar até à meia-noite e meia para derrubar o recorde de 18 horas e oito minutos. Acabou por fechar a corrida em 17 horas e 13 minutos, tendo ficado a escassos cinco minutos de reduzir o tempo em uma hora.

Para o atleta, este resultado é o culminar de um árduo trabalho que tem desenvolvido com o seu treinador e o manager. “Só tenho palavras de agradecimento”, diz Jailson, que revalidou o título conquistado em 2019, ano da anterior edição da Ultramaratona da Boa Vista. Em segundo lugar, informa, ficou José Cabral, atleta cabo-verdiano, que chegou a bater o recorde da prova de 24 horas, tempo que foi, entretanto, derrubado por Jailson Oliveira.

A corrida de 150 km, que envolve 20 atletas, ainda não terminou, pelo que o jornal Mindel Insite não conseguiu apurar mais informações junto do referido atleta.

Sair da versão mobile