A jovem esgrimista cabo-verdiana Hadija Bento, de 18 anos, estreou-se com vitória no Campeonato do Mundo de Cadetes e Juniores, que decorre na Arabia Saudita, naquela que é a primeira participação desta atleta numa competição internacional.
De acordo com informações divulgadas pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano, a jovem promessa do esgrima realizou seis combates, tendo vencido um. “Hadija Bento, de 18 anos, venceu a sua adversária do Oman. Mas, muito mais que o resultado, a sua primeira experiência internacional, que contribuirá na sua formação e quanto atleta, realça a Federação nacional”, escreve.
Para Maria Silva, uma das maiores impulsionadores da esgrima em Cabo Verde, a participação de Cabo Verde no Mundial Cadetes e Juniores em Ryad com a estadista Hadija alcançou em pleno os objectivos. Destacou a estreia da jovem pela primeira vez em pistas internacionais, a possibilidade da esgrimista ver como trabalham outros país e de testar o seu próprio nível.
“Estás de parabéns cara Hadija Bento pela coragem, pois, soubeste e bem esconder toda a emoção que esta aventura te procurava. Acompanhei esta manhã a tua participação e a emoção foi enorme”, frisou, acrescentando que a atleta não estava no ranking mundial, mas a partir de agora está. “Vamos trabalhar duramente e com firmeza para futuras vitórias”, pontuou.
Silva, que chegou a ser distinguida pela sua contribuição na formação de monitores e busca de apoio como equipamento para esta modalidade olímpica, agradeceu o presidente da Federação Cabo-verdiana de Esgrima, Rui Fortes, responsável técnico, os familiares e todos que apoiam o esgrima.