O IDJ e o Villarreal CF assinam hoje em Espanha um acordo de cooperação no âmbito de uma “parceria estratégica” voltada para a educação, formação e desenvolvimento do desporto cabo-verdiano. O ato oficial terá lugar na cidade de Villarreal, na presença do ministro-Adjunto do Primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, e, segundo o Executivo, vai reforçar o seu compromisso na capacitação de recursos humanos e na internacionalização do desporto cabo-verdiano.
“Este protocolo insere-se numa visão de cooperação de longo prazo, centrada na transferência de conhecimento e no fortalecimento das competências técnicas e profissionais em diversas áreas da indústria do desporto, incluindo treino, preparação física, performance mental, nutrição, gestão desportiva e comunicação”, salienta o Gabinete da Chefia do Governo. Adianta que, no âmbito desta cooperação, três treinadores das regiões desportivas de Santiago, São Vicente e Sal estão neste momento a frequentar um programa intensivo de formação em Villrreal. O mesmo inclui o acompanhamento dos treinos, a participação em workshops e sessões metodológicas, bem como a observação das operações em dias de jogo, permitindo um contacto direto com as metodologias de trabalho e o modelo de desenvolvimento do clube espanhol.
A iniciativa tem como principais objetivos a capacitação técnica e profissional dos treinadores cabo-verdianos, assegurando o retorno progressivo ao país do conhecimento adquirido, o que deverá ter impacto direto no fortalecimento e desenvolvimento do desporto nacional. Está igualmente prevista a emissão de certificados aos 3 técnicos, como reconhecimento formal da formação realizada.
