A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) apresentou ontem uma plataforma que, diz, irá ajudar na gestão de todas as competições da instituição que gere o futebol nacional. O acto decorreu na sede da FCF na Praia e esteve a cargo de Odílio Neves e Eder Shamir, técnicos habilitados pela FIFA.
Segundo a FCF, a Plataforma de Gestão de Competições de Futebol (sigla em inglês, FCMS – Football Competition Management System) foi desenvolvida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Permite às federações nacionais fazer a gestão das competições sob a sua tutela. “A interface está interligada com a plataforma Fifa Connect, permitindo assim que todos os dados sobre os clubes, jogadores e agentes desportivos estejam automaticamente disponíveis e sejam sincronizados com a FCMS, desde que apresentem uma inscrição activa”, lê-se no comunicado.
Indo mais ao detalhe, esta esclarece ainda que a FCMS permite que todos os dados referentes aos jogos e competições estejam disponíveis em formato electrónico, incluindo listas de jogadores inscritos, fichas de jogo, eventos da partida – golos, cartões e substituições-, sanções disciplinares, castigos, classificações provisórias e finais.
Graças esta plataforma, será possível aos delegados das equipas submeterem a lista de jogadores titulares e suplentes e, aos árbitros e delegados a submissão online de todos os eventos e produção do relatório do jogo. “Será possível verificar de forma instantânea a existência de jogadores castigados e árbitros/delegados nomeados para cada partida”.
A nota termina dizendo que a FCMS irá contribuir para a modernização do futebol nacional, aumentando a transparência e facilitando a comunicação entre os diversos agentes desportivos, clubes, associações regionais e FCF.