O esgrimista Victor Alvares de Oliveira é o segundo atleta nacional a garantir a presença nos Jogos Olímpicos Paris 2024, depois de Samuel Freire, informou o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC). Trata-se de uma excelência noticia para o esgrima nacional e uma motivação extra para os atletas que estão a iniciar agora na prática da modalidade.
“O atleta de esgrima é especialista na disciplina de florete e é o primeiro a representar Cabo Verde no maior evento desportivo do mundo, nesta modalidade” escreve ainda o COC, numa curta publicação divulgada na noite de quinta-feira nas suas redes sociais.
Á Inforpress, este órgão explicou que uma comissão tripartida – formada por um representante da Associação das Federações Internacionais de Desportos Olímpicos de Verão (ASOIF), um do Comité Olímpico Internacional (COI) e de um da Associação Mundial dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC) – analisou a candidatura proposta pelo COC e decidiu atribuir o lugar de universalidade para a esgrima masculina ao Victor Alvares.
Numa primeira reação, Maria Silva, uma das principais impulsionadoras da modalidade em Cabo Verde, disse: “Não consigo encontrar palavras para expressar a minha felicidade. A qualificação do Victor é um prêmio pelo trabalho que a federação tem feito e um reconhecimento ao atleta, desafiando todas as dificuldades possíveis. A Federação está de parabéns, todo o nosso movimento, um por um, está de parabéns. Valeu a pena”.
Victor Alvares é bolseiro de solidariedade olímpica, a semelhança de Samuel Freire, que garantiu a sua qualificação pelas quotas de “universalidade” atribuído pela World Athletics, órgão que gere o atletismo a nível mundial eatribui a vagas países que não têm qualquer atleta qualificado.
A sexta edição dos Jogos Olímpicos na França decorre de 26 de Julho a 11 de Agosto. Até agora Cabo Verde já garantiu a presença de apenas dois atletas, primeiro Samuel Freire e agora Victor Alvares.