O esgrimista internacional cabo-verdiano Victor Alvares de Oliveira estará hoje em pista na Copa do Mundo em França, competição que está a ser considerada um ótimo parâmetro para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024. Esta competição reúne os melhores esgrimistas do mundo e terá lugar de 12 a 15 de janeiro no Estádio Pierre Coubertain.
Esta é a primeira competição internacional de esgrima de 2023. Em nome da Federação Cabo-verdiana de Esgrima e dos atletas, Maria Silva deixou uma curta mensagem de encorajamento à Victor Oliveira. “Força Victor, a Federação e todos os nossos atletas estarão contigo”, escreveu esta que é uma das principais incentivadoras da implementação da modalidade em Cabo Verde.
O esgrimista cabo-verdiano, que no passado integrou a Selecção da França, vai estar nesta competição com o seu treinador Sylvain Privé. Em 2022, o atleta defendeu as cores nacionais no Campeonato Africano de Esgrima, que decorreu em Casablanca, Marrocos. Em 2021, naquela que foi a sua primeira participação numa prova continental, Victor Oliveira conquistou a medalha de prata, no Egipto.
O atleta disputou a final contra a Argélia e perdeu por 10-15. Apesar da medalha de prata, Victor não conseguiu a qualificação para os Jogos Olímpicos, tendo em conta que a cota continental só leva um atleta africano. Mas o Comité Olímpico Cabo-verdiano parabenizou a sua participação e lembrou que pela primeira vez Cabo Verde este no campeonato africano da modalidade e saiu com uma medalha.
Foi o segundo africano melhor posicionado na Copa do Mundo de Florete, masculino, em 2019 na Alemanha. Filho de pais cabo-verdianos e com residência em Paris, Victor é atleta do clube francês Courbevoie Escrime. Foi ele quem estreiou Cabo Verde para a história do mundial de esgrima.