Escolha do representante de S. Vicente na AG da federação de basquetebol envolta em acesa polémica

A escolha do representante da região desportiva de S. Vicente na assembleia-geral da Federação de Basquetebol de Cabo Verde está envolta numa acesa polémica. A reunião está agendada para o dia 27, sábado, na cidade da Praia, os clubes decidiram indicar a pessoa de Nuno Araújo, que, entretanto, não está a ser aceite pela FCBB. Pelo contrário, a federação concorda com outro nome apontado por Sofia Silva, enquanto presidente em exercício da ARBSV. Porém, é neste ponto que reside o centro da polémica.

Como explica Francisco Santos, tudo está relacionado com o facto de Sofia Silva passar a acumular as funções de presidente da ARBSV e de vice-Presidente da FCBB, o que, diz, constitui uma incompatibilidade à luz dos estatutos dos dois organismos. Mesmo assim, diz, a associação continuou organizando o campeonato regional. Uma vez concluída a competição, diz Francisco Santos, os clubes decidiram agir, realizar uma reunião, na qual indicaram um representante para a AG da FCBB, por não reconhecerem a direção da ARBSV. “Acontece que a federação não aceitou a nossa escolha, mas sim a pessoa indicada por Sofia. Deixamos claro, entretanto, que os clubes, que são a força da associação, não reconhecem a outra pessoa, pelo que não vamos acatar as decisões tomadas nessa assembleia”, afirma essa fonte.

Em nota de imprensa, os seis clubes activos de S. Vicente – Académica, AllBlacks, Atlantic, Cruzeiros, La Familia e Real Sociedade – informam que realizaram uma reunião no dia 24 durante a qual manifestaram, por unanimidade, sérias preocupações sobre o ponto atual da modalidade na região. Dizem ter levantado diversos aspectos relacionados com a organização, gestão e representatividade do basquetebol em São Vicente e decidiram criar a Comissão das Equipas de Basquetebol de São Vicente.

Esta iniciativa, explicam os clubes, surgiu na sequência do abandono de funções da Associação Regional de Basquetebol de São Vicente (ARBSV), após a “nomeação ilegal e incompatível” de Sofia Silva para vice-Presidente da FCBB. Salientam que se trata de uma clara incompatibilidade segundo os estatutos federativos, que exigem a independência das estruturas regionais.

“Privados de uma representação legítima, e perante a prolongada vacância da direção da ARBSV, os clubes entenderam ser necessário dotar-se de uma estrutura coletiva capaz de defender a sua voz e os seus interesses”, explicam. Acentuam que a Comissão vai agir em nome dos clubes com base nos princípios da transparência, representatividade e legitimidade.

Adiantam que, ao saberem que Sofia Silva havia indicado Cynthia Rodrigues para representar S. Vicente na assembleia-geral, decidiram apontar Nuno Araújo para esse encontro. Deixam claro que não reconhecem Cynthia Rodrigues, até porque, acrescentam, a ARBSV não dispõe neste momento de uma direção em exercício.

Na nota, adiantam que comunicaram a decisão à FCBB e ao IDJ e exigem garantias para Nuno Araújo viajar para a cidade da Praia e participar na AG. Não sendo possível, a comissão diz que irá passar uma procuração a outra pessoa mandatada e autorizada para falar em nome de S. Vicente nessa assembleia.

Francisco Santos já deixou claro, em conversa com o Mindelinsite, que os clubes não vão acatar as decisões tomadas na reunião se a federação negar o representante apontado pela comissão. Adianta que pretendem criar as condições para a realização de nova eleição para os órgãos directivos da ARBSV já na próxima semana.

Sair da versão mobile