Equipas do Atlético recebidas na Câmara Municipal de São Vicente

As equipas do Atlético Clube do Mindelo foram hoje recebidas na Câmara Municipal de São Vicente para apresentar os troféus e medalhas conquistados esta temporada. Para o presidente do ACM, Adilson Barbosa, este foi um ano de muito esforço mas, felizmente, todos os objectivos traçados no início da época foram alcançados, conseguindo os atletas o feito de trazer o título de campeão feminino e bicampeão em masculino.

As jovens do ACM conquistaram pela primeira vez o título do escalão feminino de andebol na ilha do Sal, onde derrotaram o ABC da Praia na final. “Teve outro sabor porque o ultimo título para a ilha tinha sido conquistado há 8 anos. Fomos resgatar este troféu. No masculino, foi um trabalho que a equipa técnica tem vindo a fazer há alguns anos, que deu o bicampeonato aos rapazes”, disse Barbosa.

Este dirigente explicou que tinha a noção de que o nacional não era fácil, mesmo assim conseguiram atingir todos os seus objetivos, batendo recordes. A equipa masculina participou em oito torneios e venceu todos. Conquistou ainda o campeonato regional e o nacional. Considerou também excelente a prestação das atletas femininas este ano em que, dos seis torneios que estiveram em prova, vencera três, somando ainda as vitórias inéditas no campeonato regional e nacional.

Para o autarca Augusto Neves, S. Vicente continua uma ilha forte no desporto, tendo o Clube do Atlético proporcionado muitas alegrias aos mindelenses nas diferentes modalidades. Neves disse conhecer os sacrifícios que os clubes enfrentam e, por isso, parabenizou a equipa técnica e diretiva pelo feito.

Augusto Neves promete que a CMSV continuará a apoiar o desporto com a construção e requalificação dos “poucos” espaços para treinos e jogos. Avisou, no entanto, que construir um poliesportivo para desportos de salão é mais difícil do que construir um campo de futebol.

“Numa ilha com muitas dificuldades, tudo se torna mais complicado. Num município grande, como é São Vicente, com uma população que ronda os 89 mil habitantes, na maior parte jovens, são muitas as barreiras. Torna-se mais  difícil gerir. Quando há jovens com tanta disposição para lutar e fazer sacrifícios para dar satisfação à ilha e um clube como o ACM em manter os jovens neste patamar, sendo este mais do que um clube desportivo, é também de formação de mulheres e homens, a Câmara tem que ser parceira”, frisou.

Ainda nesta visita ao Paços do Concelho, o vereador pela pasta do Desporto, Anildo Jesus, parabenizou a equipa feminina, por ter conseguido trazer a taça para a ilha, depois de alguns anos de jejum, e ao bicampeão masculino, pela “bonita vitória”.

Sidneia Newton (Estagiária)

Sair da versão mobile