O atleta Lino Rodrigues colocou Cabo Verde ontem no topo do fisiculturismo ao conquistar o título mundial nas categorias Men’s Physique até 176 cm e Master 46/49 anos do campeonato do IFBB, em Espanha. O fisiculturista deixou-se cair de joelhos no palco assim que foi declarado vencedor da prova, com o rosto claramente emocionado.
Desde 2019, quando se sagrou vice-campeão mundial Master Men Physique em Portugal, que Lino vinha perseguindo o título máximo e conquistar o Pro-Card. No ano passado não conseguiu alcançar a meta, mas ontem levantou a almejada taça na cidade espanhola de Barcelona onde decorre o campeonato do mundo da IFBB. Momentos antes, Lino disse numa transmissão no Facebook que estava no top-4 e que, “sem basofaria”, tinha a certeza que ficaria no segundo ou no primeiro lugar. “Ter atletas cabo-verdianos juntos e um delegado cabo-verdiano dando-me moral em cima do palco é uma sensação indiscritível, não têm a noção – é o meu sonho“, realçou o atleta, que costuma competir sozinho nas provas internacionais em nome de Cabo Verde.
Desta vez, Lino Rodrigues integra uma caravana desportiva composta pelos colegas Valdir Gomes, Admilson Gomes, Álvaro Andrade e António Sousa, quatro dos melhores classificados da terceira edição da Taça de Cabo Verde, disputada na ilha de S. Vicente. Além dos atletas, fazem parte da delegação um selecionador e um dirigente, a maior representação de Cabo Verde no mundial de fitness e culturismo da IFBB. O campeonato decorre de 2 a 7 de novembro.