Walter “Edy” Tavares e Ivan Almeida estão entre os 15 melhores jogadores de basquetebol africanos, de acordo com uma lista divulgada pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). Este ranking é liderado pelo atleta maiense Edy Tavares, enquanto que Ivan Almeida aparece em 10° lugar.
Na publicação, diz a FIBA que Edy Tavares, que nasceu em 1992 e veste as cores do Real Madrid da Espanha, foi eleito o Melhor Jogador (MVP) na final da Liga da Associação dos Clubes de Basquetebol, que garantiu o titulo ao Real Madrid. “Tavares foi o jogador dominante do AfroBasket 2021, embora Cabo Verde tenha ficado em terceiro lugar, no Senegal. Desde proteger o cesto até atacá-lo com indescritível ferocidade, é o jogador mais impactante de Cabo Verde do momento”.
A equipa madrilena, recorda-se, derrotou o seu maior rival Barcelona por 81-74 e Edy Tavares somou 25 pontos, 13 ressaltos em 30 minutos, somando o seu terceiro título na liga espanhola de basquetebol pelo Real. A este junta ainda a Supertaça espanhola e o vice-campeonato da Copa do Rei e da Euroliga.
Quanto à Ivan Almeida que ocupa a 10ª posição. Segundo a a FIBA, o atleta dedicou grande parte da sua carreira à sua equipa nacional, que representa tudo para si. “Actualmente, Almeida atinge uma média de 13,8 pontos por equipa e 7,7 ressaltos por jogo nas eliminatórias de África”, lê-se na sua página oficial.
De referir que Ivan Almeida sagrou-se campeão este ano em Portugal ao serviço do Benfica. Mas, no terceiro jogo da final do play off, o atleta foi alvo de insultos racistas e criticou a Federação Portuguesa e os dois clubes, Benfica e Porto, por não se terem pronunciado sobre as ofensas que terá ouvido.