As equipas “Domings Bomber” e Real Sociedade são os vencedores da 1ª edição do Inter-Escolas de Formação Desportiva de Futebol, nas categorias sub 12 e sub 10. O primeiro venceu por 2×0, enquanto que o segundo foi encontrado a partir das grandes penalidades, após um empate 2×2 no jogo. Os troféus e medalhas aos vencedores e vencidos serão entregues no próximo dia 15 de Agosto, dia dedicado a zona do Madeiralizinho.
Uma boa moldura humana acompanhou esta manhã as duas finais desde torneio, que contou com a participação de oito escolas de iniciação e formação de São Vicente, movimentando durante cerca de um mês cerca de cinco centenas de crianças, treinadores, equipas de arbitragem e muitos familiares, os maiores apoiantes destas crianças. No final o organizador desta actividade, Domingo António Gomes, faz um balanço positivo.
“Todos estão satisfeitos com o torneio e com o envolvimento destas crianças. Lamentamos apenas a ausência das autoridades desportivas. Não apareceu ninguém, nem da parte da Câmara Municipal, delegado do Desporto, ou outro. Foram todos convidados, mas nunca ninguém apareceu”, desabafa este dirigente desportivo, para quem este “esquecimento” das autoridades foi uma falta de respeito para com as escolas de futebol de São Vicente.
Para Domingos, mostra também que o desporto jovem em São Vicente, particularmente o futebol não tem apoio dos dirigentes desportivos locais. Este critica igualmente o sector privado que, segundo diz, sequer dignou a responder aos pedidos de apoio. “É lamentável. Os apoios são apenas para os festivais e carnaval. Ou seja, apoiam apenas as actividades onde há bebidas alcoólicas. Nenhuma das nossas empresas responderam aos pedidos de apoios para esta actividade, que movimentou mais de 500 jovens”.
Terminada a prova, Domingos garante que vai agora procurar apoios para financiar os troféus para os primeiros classificados dos dois escalões e taças para as restantes escolas participantes. “Já fizemos os certificados de participação que vamos entregar a todos. Estamos a espera de uma resposta da Direcção Geral dos Desportos para poder comprar os trofeus para os vencedores. Se não conseguirmos, vou ter de arcar com mais esta despesa.”
De referir que, sempre depois dos jogos, a organização oferecia um pequeno lanche para as crianças de ambos os escalões, sub-12 e sub-10.
Constânça de Pina