O Derby alcançou o objectivo da qualificação para as meias-finais do nacional de futebol masculino com o registo de um empate a zero com Boavista da Praia, na sexta e última jornada da fase de grupos. Com este resultado, os dragões-azuis contabilizaram 11 pontos e foram resgatados para a segunda fase como melhor segundo classificado geral.
Na primeira parte da partida, o clube de S. Vicente praticamente facilitou a vida à formação da Capital com as sucessivas tentativas de conduzir o esférico para o ataque com trocas de passes a partir da sua zona defensiva. Estratégia que permitiu aos campeões de Santiago Sul fazer pressão alta e usufruir de algumas oportunidades de golo.
A jogar em casa, os derbianos tiveram muitas dificuldades em chegar à área adversária no primeiro meio-tempo. Tiveram, no entanto, o golo nos pés de Rodrigo no cair da primeira parte, mas o guarda-redes Kelvi fez uma defesa espectacular ao remate direcionado para as redes. Kelvi que voltaria a brilhar na segunda parte ao fechar a sua baliza a um remate de Toi d’Salamansa.
A bola rolou pelo relvado do estádio Adérito Sena, mas negou entrar na baliza. No final, o empate serviu as aspirações do FC Derby, que permanece na prova e pode ainda sonhar com a conquista do título máximo de Cabo Verde a nível de clubes.
Académico do Sal, Palmeira do Sal e Boavista da Praia são os restantes clubes que completam o quadro da semifinal enquanto vencedores dos grupos A, B e C. O sorteio desta nova fase está agendado para o dia 17 na sede da Federação Cabo-verdiana de Futebol.