As poucas informações sobre esta atleta que saiu da ilha de Santo Antão e hoje joga no London Genesis Futsal Woman de Inglaterra, país onde o nível desta modalidade é altíssimo, aguçou o interesse do público em saber um pouco mais sobre Deisy Santos. O texto foi partilhado por várias pessoas e os comentários foram mais do que muitos. Ao Mindelinsite, esta jovem, que neste momento disputa o The FA National Series naquele país europeu, diz-se empenhada em trabalhar para concretizar o seu sonho de ser uma atleta profissional da modalidade.
Com o seu jeito simples, típico das gentes de Santo Antão, Deisy dos Santos apresenta-se como uma jovem cheia de sonhos. “Saí de Cabo Verde junto com a minha mãe. Tinha na altura 17 anos. Em Portugal, iniciei os meus estudos, mas, qualquer tempo livre, aproveitava para ir jogar. Era o meu hobbie. Acabei por entrar em um clube, o Arsenal 72. Infelizmente não fiquei muito tempo por causa dos estudos. Chegava em casa sempre muito tarde e a minha mãe não gostava muito. Por conta disso tive de desistir”, conta.
Inquieta e inconformada, a jovem revela que decidiu viajar para Inglaterra para tentar a sua sorte e alargar o seu horizonte. “Queria mais para a minha vida e sabia que na Inglaterra teria mais hipótese de realizar os meus propósitos. Fui sozinha. Conhecia alguns primos que viviam no país e também uma irmã. Fui morar com eles, mas depois comecei a trabalhar e arrumei a minha vida. Neste momento sou dona do meu nariz. Tenho um filho de quatro anos, que nasceu aqui”, frisa Deisy Santos, que se mostra orgulhosa de assumir as suas responsabilidades.
De convivência fácil, a jovem diz que fez muitos amigos. Aliás, chegou ao London Genesis Futsal graças a estas amizades. “O clube tinha apenas uma equipa masculina, mas, recentemente, decidiu criar uma equipa feminina e como sabem que gosto de jogar fui convidada para integrar o time. A minha paixão é futsal. Hoje trabalho e jogo futsal. Ainda não somos uma equipa profissional, mas estamos a disputar o campeonato Futsal Series. Quero ir mais longe. O meu sonho é ser uma atleta profissional da modalidade. Sei que aqui o nível é muito alto, mas estou a trabalhar para isso”.
Na sua vida pessoal, Deisy Santos garante que está bem integrada. Trabalha, o seu filho está na escola e tem a sua casa. “Tenho uma vida estável, mas só sentirei realizada quando concretizar o meu sonho de ser uma atleta profissional. Foi este meu sonho que me fez sair de Cabo Verde. E estou aqui para isso. Parei um pouco durante a gravidez e enquanto o meu bebé estava muito pequeno. Agora retornei em força e espero conseguir.”
Se de início faltou apoio familiar, Deisy Santos garante que agora tem todo o suporte necessário porque os seus irmãos, que residiam em Portugal, decidiram também fixar residência na Inglaterra. E nem a barreira da língua conseguiu travar esta jovem, que diz ter aprendido a falar inglês no trabalho, na rua e com os seus amigos. “Sempre fui uma pessoa desinibida e lançada, por isso não tive dificuldades com a língua. Aprendi muito rápido”, conclui.