Comando e Batuque começam disputa do torneio Luís Neves em andebol: “Orgulhoso com esta homenagem”

As equipas masculinas do Comando e Batuque começam esta noite a disputa do torneio Luís Neves, organizado pela Associação de Andebol de S. Vicente para homenagear esse emigrante e antigo árbitro nacional da modalidade. Logo de seguida, as meninas do Cruzeiros do Norte e Atlético do Mindelo entram no rectângulo do polivalente de Cruz João Évora para a segunda partida. A primeira jornada da eliminatória fica concluída com o embate entre os rapazes do Cruzeiros e os “lobos” do Liceu Ludjero Lima.

Este torneio, que começa hoje e termina no Domingo, continua no Sábado com o embate entre o Farense e o Atlético, em masculinos, agora no campo dos Salesianos, por volta das 15 horas. Este recinto acolhe ainda as partidas entre o Amarante e Farense, no escalão sénior feminino, e de seguida os vencedores dos primeiros dois jogos masculinos. A final está agendada para Domingo à tarde no campo dos Salesianos.

“Decidimos fazer esta homenagem porque Luís foi um grande árbitro e deu o seu contributo para a elevação do andebol de S. Vicente. Além disso tem tido o cuidado de ajudar a modalidade, tendo ofertado equipamentos a todos os clubes inscritos no Campeonato de S. Vicente desta época, além de materiais para a equipa de arbitragem”, comenta Luís Lopes, president da AASV.

Uma novidade desta prova é o regresso ao activo de Luís Neves às lides da arbitragem. Para o efeito, Neves foi inscrito na Federação Cabo-verdiana de Andebol como juiz para poder apitar os jogos dessa prova oficial, cujas sanções podem contar para medidas disciplinares. “Estou ciente disso porque participei numa reunião com os clubes”, assegura Neves, que teve o cuidado de se actualizar sobre as novas regras do andebol. Além disso, tem aproveitado a sua estadia em S. Vicente para seguir o campeonato e conversar com os árbitros. “Quero, no entanto, aproveitar esta oportunidade para pedir aos jogadores e dirigentes um pouco mais de fair-play”, realça Luís Neves, que ficou orgulhoso com a decisão da AASV de organizar o torneio em sua homenagem. Ele que trouxe alguns equipamentos para oferecer aos clubes e árbitros e que serão usados durante a competição.

Devido a esta prova, o campeonato regional de S. Vicente sofre um interregno e regressa na próxima semana.

Sair da versão mobile