O Ministro Adjunto do Primeiro-ministro para Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, preside na tarde desta quinta-feira, 26 de setembro, a cerimónia de abertura do Centro de Alto Rendimento Desportivo – Polo de São Vicente, no Centro de Estágio do Mindelo. Enquadra-se num projecto maior do Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude, o Centro de Alto Rendimento Desportivo Cabo Verde (CARD-CV), que visa a captação de talentos, pelo menos por enquanto, nas modalidades de judô, taekwondo, atletismo e boxe.
O propósito deste Centro de Alto Rendimento é atender às necessidades de treinos, investigações desportivas das federações desportivas, dos projetos olímpicos e paralímpicos, para potenciar talentos desportivos, possibilitar estágios, capacitar cientificamente os técnicos, monitorizar e avaliar treinos, entre outros. Para isso, reúne uma equipa de especialistas e técnicos indicados pelas associações desportivas, refere o delegado do IDJ em São Vicente, Adelino Duarte.
‘São pessoas capacitadas para trabalhar com estes atletas, sendo que o centro vai funcionar diariamente a partir de agora. Vai receber os melhores atletas de judo, taekwondo, atletismo e boxe desta ilha e região’, acrescenta, realçando que este é um espaço pensado para a captação de talentos, ou seja, para descobrir, acompanhar e potenciar os atletas desde a mais tenra idade – a partir dos 6 anos – visando a sua transformação em profissionais de alta competição.
‘Este trabalho será feito em parceria com as escolas de iniciação desportiva e escolas secundárias. Ao serem detectados atletas com talento, este será captado e acompanhado nos treinos, através de um plano específico preparado pelos monitores e treinadores para poder potenciar as suas habilidades e transformá-los em atletas de elite’, específica Adelino Duarte, realçando que o Centro de São Vicente segue a mesma filosofia do já implementado em Santiago Sul.
Estes centros de alto rendimento surgiram com o propósito de potenciar as diferentes capacidades e qualidades dos desportistas, estimulando o desenvolvimento de rotinas de treino, para ensinar a desenvolver e atingir a maestria desportiva desejada. Propõem inserir atletas de alto rendimento (jovens talentos) nas várias modalidades desportivas, proporcionar-lhes treinos desportivos de excelência, sob atenção permanente de técnicos de medicina desportiva, nutrição desportiva, psicologia desportiva, entre outras ciências ligadas ao mundo do desporto, através de investigação.
O CARD-CV conta com o envolvimento das instituições desportivas públicas e privadas, visando o desenvolvimento do Desporto Nacional em todas as dimensões. Deverá estar presente em três ilhas, nomeadamente Santiago (Estádio Nacional), São Vicente (Centro Estágio) e Sal. trata-se, em suma, de um dos projetos mais promissor e estratégico do Desporto Nacional, vocacionado para potenciar talentos em diversas modalidades desportivas.