Cancelada a participação de Cabo Verde no campeonato africano de culturismo, Álvaro Andrade está agora focado numa prova internacional a ser realizada em Espanha no início de novembro. O atleta vai competir na categoria Men’s Phisyque e o objectivo é ficar no Top-3.
A participação de Cabo Verde no campeonato africano de culturismo foi cancelada e, conforme informações avançadas ao Mindelinsite pelo atleta Álvaro Andrade, agora o foco é uma prova internacional a ser disputada em Espanha de 2 a 7 de novembro. O motivo parece estar relacionado com a falta de verbas, mas foi impossível a este jornal confirmar esse dado e obter mais detalhes junto da Federação Cabo-verdiana de Culturismo e Halterofilismo.
Para Álvaro Andrade, essa decisão teve um sabor agridoce. Isto porque estava focado nesse objectivo e chegou a receber patrocínios visando a sua preparação para o campeonato africano – agendado para 13 a 15 de outubro em Argélia. Assim sendo, sentiu-se na obrigação de comunicar essa medida às empresas e pessoas singulares que o ajudaram, o que acabou por fazer através de um post no Facebook. Por outro lado, prossegue, ficou mais aliviado porque toda a preparação estava a decorrer sob muita pressão devido ao pouco tempo disponível.
“A preparação para Argélia estava muito em cima do joelho. Além do treino, tinha que preparar os documentos e tudo isso estava a colocar-me sob pressão”, confessa o atleta, que está agora empenhado nos treinos com o objectivo de ficar no Top 3 da prova em Espanha. O fisiculturista garante todo o seu empenho, mas diz que continua a precisar de ajuda para suportar os encargos associados ao evento.
Além de Álvaro Andrade, a federação deverá enviar mais dois atletas masculinos para representar Cabo Verde nesse evento internacional em Espanha. Mas, apesar da tentativa de contacto com a federação, foi impossível ao Mindelinsite obter mais informações.