Cabo Verde venceu a República Democrática do Congo por 29-22 e passou para os quartos de final como líder do grupo A no palco do Campeonato Africano das Nações de Andebol (CAN24) com três vitórias em igual número da partida. O guarda-redes Élcio Fernandes foi eleito MVP deste jogo, que teve uma primeira equilibrada mas os “Tubarões Azuis” souberam impôr-se e estiveram à frente do placar até ao apito final do árbitro.
Os primeiros minutos da partida foram de reconhecimento mútuo, com muito equilibro. Nesta altura, as duas equipas se revezavam à frente do marcador e numa se distanciavam. Em disputa estava o primeiro lugar do grupo A, já que a seleção de Cabo Verde já se encontrava apurada para a próxima fase desta competição continental, após duas vitórias estrondosas frente ao Ruanda e à Zâmbia.
Os “Tubas”, que defrontavam a selecção do RD Congo pela segunda vez – na primeira vez, em 2020, Cabo Verde venceu com uma diferença de apenas duas bolas -, voltaram a puxar dos pergaminhos e conseguiram desenvolver o seu jogo. A primeira terminou com Cabo Verde em vantagem: 16×11.
Os “Tubarões Azuis” voltaram mais “afiados” para a segunda metade e conseguiram manter à frente do placar. A partir dos 25 minutos, Cabo Verde começou a distanciar-se do seu adversário e abriu uma vantagem de oito golos, 26×18. O guarda-redes nacional também se destacava com grandes defesas.
O resultado final do jogo foi 29 para Cabo Verde contra 22 da RD Congo, garantindo a seleção nacional a liderança do grupo A e o jogador Élcio Fernandes foi eleito o homem do jogo.