A 4a edição do campus de verão Aminga contou com a inédita presença de dois atletas de Santo Antão, um de Santiago e um do Sal, todos na modalidade de voleibol, graças a uma parceria com o IDJ. No total, o evento desportivo envolveu 83 adolescentes e, para a organização, o balanço é positivo.
“Em termos de voluntariado, tivemos uma adesão bastante positiva com a inscrição de 22 voluntários, sendo na sua maioria participantes das edições anteriores que atingiram a maior idade”, revela Elisabete Gomes. Acrescenta que, a nível académico, uma das novidades deste ano foi a participação Ujimaa Medics (UMedics) na disciplina Direitos Humanos/prática. Trata-se, conforme a fonte, de uma comunidade de saúde negra nos Estados Unidos que pratica o trabalho e a responsabilidade colectivos e tem como missão ajudar as pessoas através de respostas aos pedidos de emergência e ensinamentos de sobrevivência. O objectivo é que tenham acesso à justiça na saúde e ao bem-estar
Outro ponto alto da edição, enfatiza Gomes, foram os uniformes que, enquadrado nas comemorações do centenário do nascimento de Amílcar Cabral, faz uma homenagem ao Herói Nacional e ao mesmo tempo o relaciona com o deporto, uma faceta de Cabral que não e muito conhecida pelos jovens. Com a devida autorização da Fundação Amílcar Cabral, explica Elisabete Gomes, a ideia foi concebida por Sofia Gomes, cofundadora da Aminga, que contou com a ajuda do artista Hélder Cardoso, natural de Santa Cruz, e produzida pela Dhika, responsável pela confecção dos uniformes do campus.
Tendo em conta o feedback de todos, a organização faz um balanco extremamente positivo da 4ª edição do Campus de Verão Aminga, eu decorreu na escola Salesiana do Mindelo.