O fisiculturista Iguer Castro está a treinar para representar S. Vicente na Taça de Cabo Verde de Bodybuilding e Fitness, um evento desportivo internacional organizado pela Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo no dia 15 de Dezembro, na cidade da Praia. O “campeão absoluto” em título de S. Vicente tem apenas dois meses para estar em forma, um tempo insuficiente, admite, mas que não o desmoraliza.
“Decidi participar porque é o desporto que gosto de praticar. Não me sinto tão bem preparado porque não estava a treinar para competir, mas quero dignificar o nome de S. Vicente nessa prova”, salienta o atleta, que vai competir na categoria Men’s Classic Physique.
Desde que decidiu embarcar nessa “aventura”, Iguer tem estado a fazer um treino por dia. No entanto, vai aumentar a carga para 2 ou 3 preparações diárias nos próximos dias. É que dispõe de pouco tempo para tonificar a sua musculatura. “Ainda não me sinto tão bem preparado porque a prova foi anunciada há coisa de três meses. Além disso não tinha nenhuma competição na agenda”, confessa o fisiculturista natural de Santo Antão, que tem estado a preparar-se sozinho no ginásio Gorh.
Iguer tem até 31 de Outubro para se inscrever nessa prova, que é aberta à participação de atletas residentes nas ilhas e na diáspora. Como é natural, ainda não sabe quem serão os adversários, mas está a trabalhar para conseguir a máxima forma. A ideia, admite, é competir para ganhar, tal como aconteceu em S. Vicente, onde conquistou o título de campeão absoluto (over all) sem nenhuma contestação, no concurso “Miss e Mister Fitness 2019”. Um outro grande incentivo, confessa, é a possibilidade de entrar para o ranking internacional, se ficar entre os três primeiros classificados.
Neste momento, o principal problema enfrentado pelo atleta é assegurar o financiamento. Pelas suas contas, precisa de 65 contos para suportar o transporte de Mindelo para Praia, a inscrição, alimentação e outras despesas. Dinheiro que este estudante não tem disponível. Por esta razão está a pedir o apoio de todos aqueles que acreditam na sua pessoa e no fisiculturismo de S. Vicente.
A Taça de Cabo Verde será disputada nas categorias Men’s Classic Pshysique, Men’s Physique, Culturismo, Wellness e Bikini. No dia anterior haverá uma formação para treinadores, atletas e juízes.
Kim-Zé Brito