A selecção nacional masculina de andebol derrotou a sua congênere angolana por 24-23 e garantiu a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023. Com esta vitória pela margem mínima, Cabo Verde carimbou ainda a passagem às meias-finais do CAN 2022 que decorre no Egipto.
Cabo Verde ganhou Angola por um golo de diferença, mas com uma importância imensurável para a história do andebol nacional. Foi um jogo impróprio para cardíacos, mas Cabo Verde soube enfrentar a poderosa formação de Angola e manter-se à frente da equipa adversária, principalmente na segunda parte. Cabo Verde foi para o intervalo a ganhar por 13 – 12, o que revela o equilíbrio na partida.
O guarda-redes Edmilson Gonçalves foi o herói do jogo ao defender um livre de 7 metros no último segundo. E a sorte sorriu para a turma crioula que, de uma assentada, garantiu a passagem para as meias-finais do CAN. Os outros semi-finalistas são Marrocos, Tunísia e Egipto/Argélia (estes dois defrontam-se logo mais à tardinha).
A cereja no topo do bolo foi a qualificação de Cabo Verde para o Mundial 2023, que será disputado na Suécia e na Polónia entre os dias 12 e 29 de Janeiro.