Cabo Verde participa na meia-maratona de atletismo de Macau, que acontece este domingo, com Artur Silva e Jessara Xavier, organizado pelo Instituto do Desporto do Governo desta Região Administrativa, Galaxy Entertainment Group e Associação de Atletismo de Macau. A participação destes dois atletas nesta competição conta com apoio do Instituto do Desporto e da Juventude.
De acordo com um curto comunicado divulgado pelo IDJ, a comitiva cabo-verdiana já se encontra em Macau para participar na meia maratona. O campeão nacional Artur Silva, refira-se, fez a sua estreia em competições internacional este ano na corrida de Corta-mato (10 km) na Tunisia, tendo terminado na trigésima posição, com o tempo de 32 minutos e 38 segundos.
Já a atleta de Assomada Jessara Xavier carrega com orgulho o troféu da prova internacional da edição 2023 do Foz Coa Trail, nos 13 km, tendo completado a corrida em 1h30m10s. Antes, venceu a 5ª edição da Corrida da Liberdade, na Praia, no ambito das atividades comemorativas do 56º aniversário da instituição castrense nas categorias militar e civil/ paralímpica (sénior, júnior e veteranos).
Os dois atletas já tinham competidos juntos e venceram a Corrida do Municipio de São Domingos, na distância de 13 kms, com ambos a ocuparam o lugar mais alto do podium, nos masculinos e femininos. Agora tanto o atleta mindelense como a de Assomada vão representar as cores de Cabo Verde e fazer o seu melhor, como augura o Instituto do Desporto e da Juventude.
A meia maratona de Macau terá um percurso de 21,0975 km e tem uma quota de participantes de 4.800 atletas. Decorre no mesmo dia da maratona (42.195km – 1.600 participantes) e da mini maratona (4,5 km – 5.600 participantes). Cada prova está dividida em escalão masculino e escalão feminino e subdividida em escalões etários de acordo com o ano de nascimento.
A finalidade das competições é promover o desenvolvimento do desporto local e estreitar os laços de amizade com outras regiões e a divulgação no exterior da causa desportiva e turística da RAEM.