Cabo Verde deixa de ser elegível para competir no IHF Trophy em masculino, após duas presenças no mundial de andebol

Cabo Verde deixou de ser elegível para competir no IHF Trophy da Zona 2 nos escalões sub-17 e sub-19 masculinos. Segundo a Federação Cabo-verdiana de Andebol, a decisão partiu da IHF, federação internacional da modalidade, e tem a ver com o facto de os tubarões-azuis terem atingido um patamar elevado a nível masculino, com a participação em dois campeonatos mundiais.

Esta determinação significa, conforme a FCA, que Cabo Verde não poderá mais acolher o torneio IHF Trophy agendado para março de 2024, nas categorias sub-17 e sub-19 masculinos, como foi determinado pela Confederação Africana de Andebol.

“A FCA reconhece e respeita a decisão da IHF e agradece a oportunidade de ter sido escolhida para receber o IHF Trophy da Zona 2”, diz o organismo. A FCA ressalva, entretanto, que Cabo Verde continua elegível para participar nas competições femininas da IHF Trophy. Em comunicado, afirma que continuará a apoiar o desenvolvimento da modalidade no escalão feminino visando alcançar bons resultados nas competições futuras. E agradece a todos os atletas, treinadores, dirigentes, patrocinadores e adeptos que têm apoiado o andebol em Cabo Verde.

Na sequência dessa medida, a Confederação Africana de Andebol abriu nova candidatura para a escolha do país que vai acolher a prova em 2024.

Sair da versão mobile