Cabo Verde coroa percurso futebolístico com histórico apuramento para a CAN da seleção feminina

Cabo Verde coroou a saga futebolística 2025 com mais um momento inédito: o histórico apuramento da seleção feminina para a Copa Africana das Nações, um objectivo almejado nos últimos anos. As “Tubarões-azuis” golearam hoje a formação do Mali por 4 bolas a 2 em Bamako e conquistaram a passagem para a maior prova do desporto-rei no continente africano.

As meninas treinadas por Silvéria “Nita” Nédio tinham a árdua tarefa de anular a desvantagem encaixada no jogo da primeira-mão no Estádio Nacional, que fechou com uma vitória por 1 a 0 das malianas, e mostraram que nada é impossível no desporto.

Logo na primeira parte, atingiram a rede adversária por 3 vezes, que lhes permitiu ir para o intervalo praticamente com a vitória garantida. Porém, a equipa do Mali, a jogar em casa, reagiu no segundo tempo e marcou logo no reinício da partida. Cabo Verde aguentou a pressão e deu uma nova resposta com mais um golo, colocando o placar em 1 a 4. Antes do apito final, a formação maliana contabilizou o seu segundo tento, que fechou a partida em 2 a 4. Um resultado insuficiente para Mali, mas grandioso para Cabo Verde.

Com este feito, o país das ilhas atlânticas atinge em pouco tempo duas metas históricas no futebol: o apuramento da equipa masculina para o Mundial 2026 e a classificação do combinado feminino para a CAN’ 2026, a ser disputada em Marrocos.

Sair da versão mobile