O técnico cabo-verdiano Pedro “Bubista” Leitão foi hoje apresentado à imprensa como treinador escolhido pela Federação Cabo-verdiana de Futebol para treinar os Tubarões-Azuis. Depois de alguma especulação sobre o substituto de Rui Águas, que saiu em Dezembro, a FCF volta a apostar num filho da terra para comandar a selecção nacional nas provas de apuramento em vista: a CAN 2021, nos Camarões, e a Copa do Mundo, no Qatar, em 2022.
Com duas passagens pela equipa técnica da selecção, no tempo dos treinadores Lúcio Antunes e João de Deus, Bubista é um conhecedor da realidade futebolística cabo-verdiana, o homem que a FCF espera levar os “tubarões” à caça dos passaportes para essas duas importantes provas internacionais. Conforme nota da FCF, o técnico, que leva a alcunha da ilha onde nasceu em 1970, regressa a uma casa que “bem conhece”, pois jogou pela selecção, “onde até 2005 era o mais internacional de sempre, com 28 internacionalizações”. Acrescenta a nota que, enquanto jogador, Bubista representou Cabo Verde por 11 anos consecutivos como capitão nacional e se sagrou campeão da Taça Amílcar Cabral em 2000.
“Depois de jogar pela seleção, treinou a seleção nacional de Sub-17 e Sub-20. Foi treinador adjunto dos Tubarões Azuis, estando na histórica da qualificação e presença no CAN 2013 e ainda no último play-off de qualificação ao Mundial 2014“, frisa a FCF, lembrando ainda que o escolhido tem licença C da Confederação Africana de Futebol e diplomas de cursos de treinador dados pela FIFA e a FCF, além de ainda ter feito um curso de coordenador técnico em Portugal.
No seu palmares, acrescenta a referida federação, Bubista foi distinguido como “melhor treinador em S. Vicente” na Gala do Desporto Regional e “melhor treinador de Cabo Verde”, prémio este na Gala do Desporto Cabo-verdiano. Bubista é ainda detentor de um troféu Inter Ilhas pela seleção de São Vicente.