Brasil manifesta “apoio incondicional” à atribuição do nome do “Rei Pelé” ao Estádio Nacional

O governo brasileiro manifestou ontem o seu “apoio incondicional” à decisão do Estado de Cabo Verde de atribuir o nome do “Rei Pelé” ao Estádio Nacional, situado em Monte Vaca, na ilha de Santiago. Conforme o gabinete de comunicação do Palácio da Várzea, essa posição do Executivo liderado por Lula da Silva foi comunicada ontem ao Embaixador de Cabo Verde acreditado em Brasília, José Pedro d’Oliveira, por um Ofício do Ministério da Cidadania brasileiro e assinado pela ministra de Estado do Desporto, Ana Beatriz Moser. Brasil considera o acto do governo de Ulisses Correia e Silva como “convergente aos objectivos” da administração federal brasileira.

Após a FIFA, agora é o Governo brasileiro a enaltecer a decisão “meteórica” do Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva de anunciar o baptismo do campo de futebol com o nome do malogrado jogador, tido como o expoente máximo da modalidade a nível mundial. Nas redes sociais, a opinião dos internautas foi na sua maioria contra essa intenção/medida. A contestação foi reforçada com uma petição assinada por quase 3 mil pessoas, mas o Palácio da Várzea manteve a decisão de atribuir o nome de Pelé a essa infraestrutura desportiva.

Em declaração à Rádio de Cabo Verde, o ministro responsável pela pasta do desporto confirmou a decisão e enfatizou que é quase impossível alcançar a unanimidade em decisões que mexem com temas que são tratados normalmente de forma apaixonada. Segundo Carlos do Canto Monteiro, trata-se de uma medida reflectida e articulada com a FIFA, embora a decisão não dependesse desta instância internacional de futebol.

O referido governante assegurou que Cabo Verde vai agora iniciar o procedimento para concretizar a medida anunciada ao mundo por Ulisses Correia e Silva. Ele que comparou a polémica com a reação pública gerada a quando da atribuição do nome de Nelson Mandela ao aeroporto internacional da Praia.

Sair da versão mobile