Blue Wax Fest na praia de Tupim: Competição e aulas de surf, educação ambiental e expectativa elevada

Surfistas das ilhas de S. Vicente, Sal, Santiago, Boa Vista e S. Nicolau são esperados na primeira edição do Blue Wax Fest, evento promovido por Bob Lima na praia de Tupim e que concilia as vertentes desportiva, educativa, ambiental e cultural. O limite, segundo este fotógrafo e amante do desporto náutico, são 32 atletas, mas as inscrições estarão abertas até Sábado, o primeiro dia desse festival, que termina no Domingo. Para o promotor, esse facto concede à prova de surf um carácter mais nacional.

A expectativa, diz Bob Lima, é alta, “o que nem sempre é bom”. “Pode ser que a realidade seja diferente, mas muita gente tem manifestado interesse em participar no evento. Acreditamos que haja uma maior presença de pessoas, em comparação ao ano passado, que foi apenas uma primeira experiência”, diz Bob, que considera o certame deste ano a edição primeira do Blue Wax Fest.

O objectivo visado com a experiência do ano zero, segundo o mentor da iniciativa, foi alcançado, deu pistas das melhorias para esta edição e permitiu plantar no coração dos participantes o amor pelo mar, os desportos náuticos e a natureza. Aliás, a vertente da educação ambiental é um dos pontos relevantes do festival, que tem um foco especial nas crianças. Estas terão a oportunidade de aprender vários aspectos com técnicos da organização ambientalista Biosfera e numa conversa aberta com Didi Tartaruga, jovem residente em S. Pedro. Por outro lado, Kiki Lima vai passar conhecimentos artísticos para crianças, enquanto Emília Wojcieschowska irá mostrar-lhes como utilizar materiais recicláveis.

Estas e outras actividades estão viradas para a promoção do conceito da economia azul, que defende a reutilização de utensílios considerados lixo. Mensagem que será divulgada na praia de Tupim, mas também na revista Blue Wax Magazine – a ser lançada durante o evento sócio-desportivo – e no website da Blue Wax, que passará a estar online. A organização garante que a estrada de terra batida está preparada para possibilitar a circulação de quase todos os tipos de viaturas, espera uma presença massiva, mas pede as pessoas para evitarem usar materiais descartáveis e sujar a praia.

Sair da versão mobile