O edil Augusto Neves aproveitou a inauguração das obras de remodelação do Campo d’Bitim esta manhã para criticar as pessoas que, diz, andam a criar confusão em S. Vicente, numa referência (in) directa aos organizadores da manifestação do passado dia 5 de Julho, que culminou com uma efusiva concentração popular à porta da Câmara Municipal. No seu discurso, Neves frisou que a campanha só começa no próximo ano, mas desafiou os seus opositores a irem para a luta política nas próximas autárquicas. “O nosso trabalho é criar condições para dar boas ocupações à nossa juventude, enquanto que muitos preferem andar a pensar em gerar confusão. Nós gastamos o nosso tempo é a conversar com empresários e empresas para resolvermos os muitos problemas de S. Vicente”, salientou o autarca com um tom de voz ríspido. Segundo “Gust”, a sua equipa tem estado a trabalhar para que as pessoas sintam que S. Vicente é um local de paz e morabeza, pelo que convidou quem vem com o seu espírito exaltado a ficar onde estava.
Uma prova dos contactos com os colaboradores, segundo Neves, é a remodelação desse recinto relvado, que, diz, aconteceu com base numa parceria com a empresa AOC. O campo, que ficou algum tempo sem uso, acabou por receber relvado novo, o piso ganhou quatro metros de extensão e foram ainda construídos balneários-vestuários e um sanitário público. Obras que ultrapassam os dez mil contos de investimento.
Para Neves, o desgaste que o campo sofreu é sinal de que foi bastante usado pelas equipas, em particular as da zona de Monte Sossego. E uma prova disso, realça, é o sucesso que o clube Cantareira obteve este ano no campeonato nacional de futebol sub-17 ao sagrar-se campeão.
Alcançar esse sucesso, segundo Punez, presidente do Cantareira, exigiu no entanto um enorme sacrifício ao clube. Segundo este antigo jogador do Mindelense, Monte Sossego sempre foi um viveiro desportivo e S. Vicente tem um nome a defender no desporto nacional, pelo que as autoridades devem continuar a apostar nos trabalhos de formação, onde está o futuro. Quanto aos utilizadores, pediu para que sejam os primeiros a poupar o campo e trabalhar na sua manutenção.
Assim que receber o rectângulo para gestão, a Associação de Futebol de S. Vicente vai destina-lo fundamentalmente para as provas e treinos das equipas de formação. Segundo César Lima, presidente da ARFSV, esse e outros recintos não preenchem os requisitos para as competições seniores, mas são uma mais-valia para os jogos dos escalões mais baixos.
Concluída a remodelação do Campo d’Bitim, a próxima paragem é o relvado da Bela Vista. Assegura o vereador Anildo Jesus que a Câmara de S. Vicente vai melhorar a segurança do recinto, as bancadas e renovar o piso.
KzB