Atleta mindelense Valdir Silva integra equipa nacional que vai participar nos Jogos Mundiais de Special Olympic Berlim 2023

O atleta mindelense Valdir Silva integra a equipa nacional que vai participar nos Jogos Mundiais de Special Olympic Berlim 2023, o maior evento desportivo inclusivo do mundo, onde milhares de atletas com deficiência intelectual e de desenvolvimento de todo o mundo competirão em 26 modalidades de verão. Esta informação foi avançada em um exclusivo Mindelinsite pelo presidente da Associação Regional de Desporto Adaptado de São Vicente (ARDA-SV).

De acordo com o presidente Hélder Pio, a delegação nacional é composta por seis elementos: três atletas – duas de Santiago (Suely Semedo e Eliane Furtado) e um de São Vicente, no caso Valdir Silva -, uma treinadora, um médico e um dirigente responsável. A comitiva vai participar nos Jogos Mundiais de Special Olympic, que decorre de 12 a 26 de junho em Berlim, na Alemanha. 

“Valdir Silva foi campeão nacional de atletismo em 2022. Ele segue para Praia esta sexta-feira, onde fará uma preparação intensiva com a treinadora nacional. Depois segue para Portugal e, no dia 11, para Alemanha, tendo em conta que os Jogos Mundiais arrancam no dia seguinte”, diz este responsável, acrescentando que Valdir é o único atleta de S.Vicente a integrar a comitiva.

Estes Jogos Mundiais vão muito além das competições. São, diz a organização, uma celebração do potencial infinito de inclusão, onde mais de sete mil atletas com deficiência intelectual de 192 países competirão juntos em 26 modalidades desportivas colectivas e individuais por nove dias. Os atletas, treinadores, voluntários e famílias são desafiados a compartilhar, aprender e aproveitar outras áreas do programa Special Olympic: Desporto, Saúde, Liderança e Juventude.

Criado em 1972, os Jogos Olímpicos arrancam com uma cerimónia de inauguração no dia 17 de Junho, no Estádio Olímpico de Berlim, embalados por “Are You Ready”, tema composto especialmente para esta festa do desporto pelo artista norueguês Madcon. A música vai ser interpretada por 350 músicos, artistas cénicos e visuais de todo o mundo, que prometem apresentar um espetáculo inclusivo.  

Sair da versão mobile