A direcção da Escola de Futebol de Achada Grande Trás (EFAT) comunicou esta manhã, em conferência de imprensa, a atribuição de visto a equipa sub-11 para participar num torneio em Portugal. A outorga dos vistos ocorre após a recusa inicial ao pedido entregue pela escola.
“Face à anterior recusa de vistos à comitiva da EFAT em primeira instância e, com base no princípio da coerência, a Direção da EFAT informa que recebeu na tarde sexta-feira, os passaportes dos elementos da comitiva com os respetivos vistos de modo a permitir a sua efetiva participação no torneio em Barcelos,” declarou o presidente da direcção da escola, Edmilson Garcia.
Este retrocesso do Centro Comum de Vistos ocorre após o anúncio do presidente da direcção da EFAT, no dia 04 de junho, num encontro com a imprensa na sede da escola, acompanhado dos atletas sub-1, pais e encarregados de educação. Edmilson Garcia considerou, na altura, que a recusa não teve qualquer fundamento, alegando que o CCV justificou a decisão com a existência de “dúvidas razoáveis quanto à intenção do requerente de sair do território dos Estados-membros antes de caducar o visto.”
A EFAT, explicou, recebeu o convite oficial da Câmara Municipal de Barcelos para participar na II edição do Torneio Internacional de Futebol Barcelos CUP 2024, no escalão sub-11. Garcia argumentava que a escola fez gastos, junto dos encarregados de educação e patrocinadores, na ordem dos 1.500 contos nos procedimentos para a obtenção dos vistos e preparação da viagem.
“O grupo já tem todas as despesas pagas, a destacar passagens aéreas e equipamentos de jogo e de passeio, na certeza de que nunca se iria recusar o visto tendo todo os processos em conformidade e por termos sido convidados por uma entidade, que por sua vez já também já tem todas as despesas assumidas como alojamento, alimentação e transporte”, explicou.
Para Garcia, a comitiva foram apanhados de surpresa com a recusa, alegando que a EFAT não tem histórico de comportamento desviantes nas suas deslocações internacionais, afirmando que na única saída da equipa em 2019 para Lyon (França), num escalão superior, ninguém ficou para trás.
A II edição do Torneio Internacional de Futebol Barcelos CUP 2024, no escalão sub-11, realiza-se de 13 a 22 do corrente em Barcelos e a EFAT é a única representante de Cabo Verde e de África.