Angola e Guiné Bissau eliminados do CAN

Guiné-Bissau e Angola falharam o apuramento para os oitavos de final da 32ª edição do Campeonato Africano de Futebol (CAN 2019), que decorre até o dia 19 de Julho no Egipto. Já o Benim assegurou, pela primeira vez, a qualificação para a próxima fase da competição.

Os dois únicos representantes lusófonos na CAN2019 ainda aspiravam a um lugar na próxima ronda da competição maior do futebol em África, mas acabaram por perder os respetivos jogos na terceira e última jornada da fase de grupos, da qual se despediram sem qualquer triunfo.

No grupo E, um golo solitário de Haidara, aos 37 minutos, garantiu a vitória do Mali sobre Angola, que fechou a participação na CAN em terceiro lugar, com dois pontos, mas fora do lote dos quatro melhores.

O Mali, um dos favoritos, alcançou o segundo triunfo e qualificou-se no primeiro lugar do grupo, com sete pontos. A selecção da Tunísia, segunda classificada do grupo E, somou o terceiro empate no mesmo número de jogos, desta feita diante da estreante Mauritânia (0-0), última colocada.

A Guiné-Bissau perdeu por 2-0 com o Gana, com golos de Jordan Ayew, aos 46 minutos, e Thomas Partey, aos 72, e terminou a primeira fase no último lugar do grupo F, com um ponto, resultado de um empate e duas derrotas.

Já o Gana, quarto classificado na edição de 2015, apurou-se como líder do grupo, com os mesmos cinco pontos dos actuais detentores do troféu, os Camarões, que ficaram na segunda posição e também seguiram em frente.

Os Camarões fechou a fase com um empate (0-0) diante do Benim, resultado que permitiu a este assegurar presença nos “oitavos” como um dos quatro melhores terceiros classificados.

Após a última ronda da fase de grupos, definiu-se o alinhamento dos oitavos de final, que terá as seguintes partidas: Marrocos-Benim, Uganda-Senegal, Camarões-Nigéria, Egito-África do Sul, Madagáscar-RD Congo, Argélia-Guiné-Conacri, Mali-Costa do Marfim e Tunísia-Gana.

C/Agências Internacionais

Sair da versão mobile