Cabo Verde sofreu uma derrota por 66-70 frente à formação do Congo na segunda jornada do grupo A e perdeu a chance de conquistar a passagem imediata à segunda fase do Afrobasket 2021. Esse objectivo ficou agora adiado para o jogo com Ruanda, que defronta Angola dentro de momentos. Um match crucial para os angolanos, que precisam desesperadamente de uma vitória ou correm o risco de ficar pelo caminho.
Depois de uma surpreendente e histórica performance frente a Angola, os “tubarões-azuis” foram para o confronto com Congo com o moral alto. Porém, os congoleses, que necessitavam vencer depois de uma derrota com a equipa do Ruanda, mostraram uma atitude competitiva forte. Adiantaram logo no placar, conseguindo uma vantagem de 13 pontos. Cabo Verde reagiu, mas Congo manteve a liderança nos quatro períodos. Os pupilos de Mané Trovoada tentaram pelo menos o empate nos dois minutos finais, mas o melhor que conseguiram foi fixar o resultado em 66 a 70.
A vitória do Congo coloca Cabo Verde no fio da espada. Mesmo que Angola perca com Ruanda, vai ter de jogar para a vitória na terceira e última jornada da fase de grupos. Se Angola conseguir vencer hoje, as quatro equipas ficam com uma vitória e uma derrota no grupo A.
Com 18 pontos, Ivan Almeida foi o principal marcador de cestos da equipa cabo-verdiana.