São Vicente com primeiros casos de transmissão local de Covid-19

A ilha de São Vicente registou nos últimos dias dois casos de transmissão local de Covid-19, revelou o Director Nacional de Saúde em conferencia de imprensa proferida na tarde desta quarta-feira. Mas mesmo sem certeza ainda, Artur Correia mostrou-se no entanto confiante no controlo rápido e efectivo da situação

“De facto, houve dois casos de infecção pelo novo coronavírus que não têm ligação com pessoas provenientes de outras ilhas. Neste momento a investigação continua e, nos próximos dias, teremos esta certeza e tomaremos as medidas que se impõe”, declarou Artur Correia. Este aproveitou para dizer que o sistema de vigilância em S. Vicente funcionam muito bem e está confiante que, mesmo sendo casos de transmissão local, a situação vai ser rapidamente controlada. 

Relativamente aos dados de hoje, há 545 doentes em Cabo Verde, distribuídos, em termos de internamento institucional 116 activos e domiciliar 429. Por concelhos, estão em internamento domiciliar 251 no concelho da Praia, 10 na Ribeira Grande de Santiago, 8 em Santa Catarina, 2 em S. Salvador do Mundo, 9 em S. Domingos, 18 em S. Miguel, 72 nos Mosteiros, 2 na Ribeira Grande de Santo Antão, 41 na ilha do Sal, 7 na Ribeira Brava, 5 no Tarrafal de S. Nicolau e 4 na Boa Vista. 

“Em internamento institucional temos 42 na Praia, 10 na Ribeira Grande de Santiago, 9 em Santa Catarina (já foram desactivados dois centros de internamento no concelho), 3 em S. Salvador, 1 em S. Domingos, 22 no Tarrafal, 1 em S. Miguel, 12 em S. Filipe, 6 nos Mosteiros, 5 em S. Vicente e 4 no Tarrafal de S. Nicolau. São no total 116 doentes activos internados em espaços institucionais”, clarificou.

Em internamento hospitalar, prossegue, estão 22 doentes, dos quais 3 no Hospital Batista de Sousa, sendo que um destes está em estado crítico. Estão ainda 11 doentes no Agostinho Neto, sendo 8 no isolamento, 1 na Maternidade e 2 no pré-isolamento. Destes, 1 está em estado crítico. “No S. Francisco de Assis estão 3 doentes, todos estão estáveis. No Santa Rita Vieira temos 5 internados, dos quais 1 está a fazer oxigénio. Estão todos estáveis“.

Sair da versão mobile