O início da campanha de vacinação dos adolescentes na ilha de S. Vicente será presidido hoje pelo Presidente da República José Maria Neves, pelas 15 horas no liceu Ludjero Lima. O PR será acompanhado do ministro da Saúde Arlindo do Rosário e juntos vão estimular os estudantes na faixa etária dos 12 aos 17 anos a se vacinarem contra a Covid-19.
Esta campanha, que arranca esta manhã na cidade da Praia e em Santa Catarina de Santiago, acontece com a chegada de 200.070 doses da vacina Pfizer e visa aumentar a franja da população imunizada e garantir melhores condições de segurança sanitária em Cabo Verde.
A vacinação dos adolescentes, conforme o Ministério da Saúde, está prevista para ocorrer em duas modalidades, sendo uma nas escolas e nos liceus – para quem está no sistema educativo – e nos centros habituais, para os adolescentes que não estão a estudar. Para qualquer menor receber a vacina será necessária a devida autorização dos pais ou encarregados de educação, mediante a assinatura de um termo de consentimento. Este documento pode ser enviado pelas escolas e encontrado no website www.covid19.cv.
“A meta estabelecida pelo Governo é imunizar cerca de 60.000 adolescentes nesta faixa etária até fim de janeiro de 2022, data em que será atingido pelo menos 70% com a vacina da Pfizer”, informa o MS, adiantando que o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 21 dias.
Segundo a Direção Nacional da Saúde, até 13 de dezembro 83,2 por cento da população cabo-verdiana elegível estava vacinada com a primeira dose e 68,7% com a imunização completa. A previsão é chegar aos 70 por cento da população maior de 18 anos completamente vacinada ainda nesta semana.
A meta do Governo é atingir os 85% da população vacinada contra a Covid-19 até o final deste ano, condição que considera imprescindível para a retoma da economia e controlo da pandemia em Cabo Verde.