ERIS autoriza quatro laboratórios privados a realizar testes rápidos

A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) autorizou quatro laboratórios privados, três de Santiago e um do Sal, a realizar testes rápidos para deteção do Sar-XoV-2. Afirma que esta lista pode ser revista e actualizada sempre que necessário. 

Os laboratórios autorizados são Santa Maria, Cardiomed e Labmed em Santiago e Clinica Clinitur no Sal, lê-se numa publicação feita pela ERIS no seu site, onde explica que, com o objectivo de garantir o acesso à informação, decidiu disponibilizar os dados dos laboratórios privados autorizados a realizar testes rápidos para a pesquisa de anticorpos ou antígeno do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19.

“A divulgação e atualização dessas informações, para além de conferirem maior transparência ao processo, tornam mais eficiente a regulação dos estabelecimentos autorizados a prestar este serviço de saúde”, pontua, 

A ERIS clarifica que que obedecendo à Circular Informativa nº 152/ERIS-CA/2020, os laboratórios clínicos privados que pretendem realizar testes rápidos para a COVID-19 devem solicitar uma autorização prévia, cuja emissão está sujeita à apresentação do Certificado de qualidade do teste, da Cópia do Alvará do estabelecimento e da Ficha técnica do produto.

Relativamente aos consumidores, a ERIS entende que a consulta das informações referentes aos laboratórios privados autorizados dará mais elementos para que estes possam fazer escolhas acertadas.

Sair da versão mobile