Covid-19: Vacinação derruba casos, hospitalizações e mortes em Cabo Verde

O aumento da vacinação está a derrubar o número de casos, hospitalizações e mortes por Covid-19 em Cabo Verde. O país tem neste momento mais de 80% da população adulta vacinada com uma primeira dose e contabiliza nove casos positivos ontem e 88 pessoas em isolamento por causa da doença, contrariando a recente tendência mundial de aumento dos contágios na Europa, América, China e Rússia.

O comunicado do Ministério da Saúde notificou nas últimas 24 horas nove casos em 610 resultados recebidos pelos laboratórios de virologia: 2 na Praia, 1 em Santa Cruz, 1 em S. Filipe, 1 na Ribeira Grande de S. Antão, 1 em S. Vicente e 3 no Tarrafal de S. Nicolau, baixando a taxa de positividade no país para 1,5%.

Diz ainda que 11 pessoas em isolamento tiveram alta, sendo 1 na Praia, 1 na Ribeira Grande de Santo Antão, 6 em São Vicente e 3 no Maio. Com isso, há apenas 88 casos activos da doença, dos quais 18 na Praia, 7 em Santa Catarina, 1 no Tarrafal, 2 em Santa Cruz, 1 em S. Filipe e 1 nos Mosteiros.

Ainda: 8 na Ribeira Grande de Santiago, 4 no Porto Novo, 21 em São Vicente, 1 no Sal, 8 na Ribeira Brava, 6 no Tarrafal e 10 no Maio. Nesta altura, nove municípios estão livres do vírus: Ribeira Grande de Santiago, São Domingos, São Salvador do Mundo, São Miguel, São Lourenço dos Órgãos Santa Catarina do Fogo, Brava, Paul e Boa Vista.

Dos 38242 positivos acumulados, 37781 foram considerados recuperados, há 349 óbitos por Covid-19, 15 por outras causas e 9 transferidos. Já a nível mundial, regista-se nos últimos dias um número crescente de casos em diversos países da América, Europa, Rússia e China. As razões vão desde os baixos índices de vacinação, ao aumento da circulação de pessoas em regiões com imunização avançada, caso da Inglaterra e Canadá.

Sair da versão mobile