Covid-19: Idosa de 82 anos internada no HBS em estado crítico

Cabo Verde registou hoje 32 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus e 49 doentes tiveram alta, sendo 34 na Praia, 5 em Santa Catarina, 2 em S. Miguel 2 em S. Domingos, 1 no Tarrafal, 3 em S. Filipe e 2 nos Mosteiros, revela o Ministério da Saúde. Hoje não há dados do laboratório de São Vicente, mas há pelo menos 1 doente  – idosa de 82 anos – em estado critico no Hospital Baptista Sousa. 

Segundo o Director Nacional de Saúde, Artur Correia, 21 pessoas estão em internamento hospitalar, dos quais dois no Hospital Baptista de Sousa, sendo que um está em estado critico. Trata-se de uma idosa de 82 anos. Há 12 doentes internados no Agostinho Neto, dos quais 9 estão em isolamento e três na maternidade. Destes 1 está em estado critico. Já em relação aos dados de hoje, diz, dos 131 resultados recebidos, foram diagnosticados 4 positivos na Praia, 2 em Santa Catarina, 1 em Santa Cruz, 2 em São Filipe e 23 nos Mosteiros, o novo epicentro da pandemia no país. 

Em sentido contrário, hoje os municípios do interior de Santiago, caso por exemplo de S. Miguel e S. Domingos, mas também a ilha do Maio e da Boa Vista não registaram casos positivos. “Os dados técnicos apontam que estamos a atravessar um período de estabilidade global na evolução da epidemia no país, quer em termos de médias moveis dos últimos 14 dias, quer em termos do número de reprodução (RT)”, disse o Director Nacional de Saúde, que anunciou ainda o encerramento de um dos centros de internamento no concelho da Praia “por falta de doentes”. 

Artur Correia admitiu no entanto algumas preocupações em relação a ilha do Fogo, particularmente no concelho dos Mosteiros que, afirma, tem apresentado alguns casos que exigem uma atenção redobrada.“Mosteiros é o concelho mais problemático no momento e concentram-se sobretudo nas localidades de Corvo e Relvas”, reforçou o DNS, que comemorou no entanto o facto de o RT de Cabo Verde estar baixo, próximo de 1.07.

O país passa a contabilizar 40 óbitos, 2 transferidos e um total de 3884 casos positivos acumulados, o que leva o Governo a reforçar o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações para evitar a propagação.

Sair da versão mobile