Covid-19: Evacuado de S. Nicolau internado no HBS inspira cuidados

Um dos dois pacientes internados no Hospital Baptista de Sousa em S. Vicente com Covid-19, no caso o doente evacuado de São Nicolau, inspira cuidados redobrados, informou o Director Nacional da Saúde, Artur Correia em conferencia de imprensa, no dia em que Boa Vista voltou a registar 4 casos positivos e foram diagnosticados os primeiros 2 casos em S. Filipe. 

Em relação aos dados produzidos hoje, segundo Artur Correia, apontam para 759 casos activos em isolamento institucional e 118 em isolamento domiciliar, totalizando 877 doentes activos em todo Cabo Verde. No entanto, 40 doentes receberam alta hoje, dos quais 25 na Praia, 5 na Ribeira Grande de Santiago, 1 em S. Domingos, 2 no Tarrafal e 7 na ilha do Sal. 

Entretanto, de um total de 340 amostras recebidas, 62 foram positivos. Destes, 34 foram registados no concelho da Praia, sendo que 19 correspondem a amostras do dia 18 de agosto. Foram diagnosticados ainda casos positivos em Santa Cruz (2), S. Domingos (5), Tarrafal de Santiago (4), Sal (5), S. Filipe (2), Mosteiros (6) e 1 óbito e Boa Vista (4). 

“Sempre dizemos que o vírus iria ou está a circular nas ilhas. Estamos perante um inimigo invisível e que tem alta probabilidade de atingir todo o país. Vamos fazer todos os possíveis para retardar esta chegada nas restantes ilhas. Com a abertura da circulação era previsível, mas não tínhamos outras alternativa”, declarou, exemplificando com os casos do Fogo e com as varias tentativas de entrada em S. Vicente, felizmente sem sucesso. 

Certo é que, Cabo Verde conta com 877 casos de infecção activa, 2.713 recuperados, 38 óbitos, 2 transferidos e 3.630 casos positivos acumulados, lê-se ainda no comunicado do MSSS, que aproveita para apresentar condolências à família dos Mosteiros que perdeu o seu ente querido. Estão internadas nos hospitais 20 pessoas, das quais 6 no Hospital Regional Santa Rita Vieira, 8 no Agostinho Neto, dos quais dois inspiram cuidados. Há ainda quatro doentes no Hospital S. Francisco no Fogo, todos estáveis.

Outra novidade avançada por Correia são 93 profissionais de saúde infectados pela Covid-19 desde a confirmação do primeiro caso, no passado mês de março. O destaque vai para o concelho da Praia com cerca de 70, incluindo a nível hospitalar, 4 em Santa Catarina, 16 no Sal, e depois Ribeira Grande de Santiago, Santa Cruz e S. Lourenço dos Órgãos com um cada.

Sair da versão mobile