Um total de 51 pessoas receberam alta hoje em Cabo Verde, indica o boletim oficial do Ministério da da Saúde e Segurança Social, no dia em que o concelho da Praia registou mais 36 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus. Daí o apelo repetido para o reforço das medidas preventivas.
Foram hoje processados 220 resultados recebidos, a grande maioria do concelho da Praia (151). Destes, 36 foram positivos, o que levou o Director Nacional da Saúde, Artur Correia, a apelar aos praienses, às delegacias de Saúde, à Camara Municipal, forças de segurança, empresas públicas e privadas a respeitarem as recomendações e, principalmente, a evitar as aglomerações, como tem acontecido na capital.
Todos os restantes exames analisados hoje nos laboratórios de virologia e provenientes dos demais concelhos foram negativos. Hoje há 11 casos suspeitos, distribuídos por vários concelhos, mas 51 doentes tiveram alta, sendo 9 da Praia, 11 da Ribeira Grande de Santiago, 1 de S. Domingos, 1 do Tarrafal, 6 de S. Miguel, 19 de Santa Cruz e 4 da ilha do Sal.
“Realizamos 128 testes rápidos, 60 no Sal, 16 Tarrafal, 14 em Santa Cruz e 17 em S. Vicente. Nos restantes concelhos foram poucos, um ou dois testes rápidos. No total realizados 41.633 mais de 20 mil PCRs. Temos 18 doentes em internamento hospitalar, sendo 9 em Santa Catarina e 9 no concelho da Praia, dos quais um em estado grave e ventilado no Agostinho Neto.”
Com isso, o país contabiliza 645 casos ativos, 1.911 recuperados, 25 óbitos e 2 transferidos e, um total de 2583 casos positivos acumulados.