Cabo Verde recebe 31.200 doses da vacina pela Covax

Cabo Verde deverá receber ainda este mês 31.200 doses da vacina contra a covid-19 pelo mecanismo Covax e espera 300 mil doses fornecidas pela China, para acelerar o processo de vacinação. Esta notícia é avançada pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, num exclusivo à Lusa.

“Até finais deste mês, início do próximo, essa quantidade de vacina chegará a Cabo Verde. Faltam receber 80 mil [pelo mecanismo Covax], neste momento está prevista a chegada de 31.200 doses”, disse o governante.

Cabo Verde já tinha recebido 24 mil doses da vacina da AstraZeneca a 12 de março e 5.850 da Pfizer dois dias depois, no âmbito do mecanismo Covax, iniciativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa garantir uma vacinação equitativa ao imunizante contra o novo coronavírus.

De referir que, através do mecanismo Covax, Cabo Verde tem atribuídas mais 80.000 doses de vacinas da AstraZeneca. Entretanto, em 14 de maio, o país recebeu de Portugal uma doação de 24 mil doses de vacinas também da AstraZeneca, pelo que a garantia de entrega nos próximos dias de mais 31.200 doses é um “bom sinal”, segundo o ministro da Saúde.

Este acrescentou que Cabo Verde já aplicou desde 19 de março, quando arrancou o plano de vacinação contra a covid-19, aproximadamente 20 mil doses de vacinas, num processo que deverá acelerar a partir do próximo mês, com o aumento da disponibilidade de vacinas no país. “A previsão é que durante todo o mês de junho possamos ter mais vacinas e acelerar todo esse processo e atingir a meta de 70% da população ilegível até final do ano.”

Arlindo do Rosário avançou ainda que está em negociação a entrega de 300 mil doses de uma das vacinas chinesas contra a covid-19, das quais 50 mil serão doadas pelo Governo . “É um processo que está a decorrer, está a seguir os seus trâmites normais. Nós apontamos no mais breve possível que possamos ter essa vacina também aqui em Cabo Verde”, disse.

Cabo Verde registava ontem 2.512 casos novos de covid-19, com um acumulado de 28.898 infetados, 26.116 recuperados e 253 mortes associadas à doença desde 19 de março de 2020. Do total de casos novos, 50 forma confirmados em São Vicente, elevando assim o número acumulado de doentes activos na ilha para 318.

C/Notícias ao Minuto

Sair da versão mobile