Cerca de 10 mil pessoas visitaram a 26ª edição da Feira Internacional de Cabo Verde, que decorreu de 15 a 18 de novembro na cidade da Praia e contou com a presença de mais de 200 empresas e participação de Portugal, Brasil, França e Estados Unidos. Números que levam a administradora Angelica Fortes a afirmar que esta feira foi um sucesso.
Em declarações ao Mindelinsite, esta responsável afirmou que a Feira Internacional de Cabo Verde está a ganhar,cada vez mais dimensão e dinâmica. “Este ano fechamos a feira em grande. Houve uma grande participação de empresas nacionais e internacionais. Durante esses quatro dias, houve uma dinâmica muito interessante de negócios entre as empresas, seja a nível das atividades que fizeram ou dos contactos. As empresas se preocuparam em trazer visitantes”, disse Angelica Fortes.
Da parte dos expositores, prossegue a administradora da FIC, o feedback foi imediato, com as empresas a afirmar que o balanço desta feira é extremamente positivo. “Os expositores nos disseram que esta feira foi um sucesso. Tivemos aqui mais de 200 empresas representantes, ultrapassando de longe a nossa estatística que apontava para pouco mais de uma centena. E isso porque as empresas inscritas trouxeram outras como convidadas, desde fornecedores, parceiros e outros.”
A nível do público, garante Angélica Fortes, a adesão foi enorme. “Pelas nossas contas, visitaram esta feira em torno de 100 mil pessoas. Recebemos visitantes de todos os concelhos de Santiago e também de outras ilhas, que se deslocaram para estar nesta feira. Quase todos os municípios, e os respetivos presidentes das Câmaras, estiveram presentes. Vieram a procura de contactos. Também recebemos muitas entidades governamentais, incluindo ministros e secretários de Estado.”
A 26ª edição da FIC superou as expectativas, quer a nível das empresas ou do público, diz. “Os expositores é que podem dizer mas, daquilo que nos foi relatado, foram concretizados negócios e parcerias, inclusive entre os próprios expositores. Houve muitos negócios e venda. Por ser uma feira multisectorial, recebemos muitos governantes cumprindo assim um dos objectivos que era o de aproximar os ministros do empresariado”, reforço Fortes, para quem a feira foi realmente um sucesso.
Em 2024, a Feira Internacional de Cabo Verde acontecerá em São Vicente, de 13 a 16 de Novembro, alternado assim com a Cidade da Praia. E as inscrições já estão aberta.
De referir que esta edição da FIC decorreu sob o lema “Transformar dificuldades em desafios”. Para além das empresas nacionais, contou com a participação de Portugal, Brasil, França e Estados Unidos da América. Paralelamente, foram realizados um conjunto de atividades paralelas, compreendendo apresentações técnicas, palestras e painéis de debates, visando a promoção de oportunidades de negócios e conhecer as novas tendências do mercado.
Foto: Garantia