Milhares de foliões são esperados este Sábado à tarde nas ruas de Mindelo na quarta edição consecutiva do assalto carnavalesco do grupo Monte Sossego, em parceria com a operadora CV Móvel. A expectativa da organização é colocar quatro mil pessoas atrás do trio-eléctrico nesse desfile que acontece duas semanas antes do Carnaval e já faz parte do calendário de eventos da agremiação. A concentração está marcada para as 16 horas em frente a quadra do grupo, em Monte Sossego.
Esse evento, já aguardado pelos adeptos de Montes, visa divulgar a parceria com a CV Móvel, mas ao mesmo tempo servir de “termómetro” para testar o nível de popularidade do grupo. “Esta iniciativa serve para fazermos a divulgação da nossa parceria e para nos mostrar o envolvimento dos sanvicentinos com o Montsu. E, de ano para ano, este assalto arrasta mais pessoas, que nos perguntam a data do trio-eléctrico logo no arranque das nossas actividades. No ano passado tivemos entre dois a três mil pessoas e, este ano, pensamos superar as quatro mil. Hoje o trio é uma actividade que faz parte do nosso calendário e das notas oficiais que enviamos à Câmara Municipal, à Liga Independente dos Grupos Oficiais e à Polícia Nacional”, explica António “Patcha” Duarte.
A vontade das partes é reforçar cada vez mais esta iniciativa, que o presidente de Montsu classifica de capital importância para as aspirações do grupo, não só em termos de contrapartida financeira, mas também para os projectos futuros da agremiação. “Temos uma ideia visionária do Carnaval de Monte Sossego, mas ainda estamos no primeiro degrau. O nosso projecto está em construção e é muito exigente. Temos capacidade, mas os recursos financeiros são poucos. No entanto, acreditamos que nos próximos tempos vamos conseguir começar a galgar alguns degraus. É por isso que digo que o trio é fundamental para o grupo carnavalesco Monte Sossego”, indica.
Enquanto isso, o grupo aproveita o trio-eléctrico para divulgar as músicas dos carnavais anteriores, mas com foco especial na composição de 2019. Durante o desfile pelas ruas de Morada, são também tocados temas de exaltação e que marcaram o Carnaval d’Soncent. O presidente de Montsu conta que em 2014 o grupo experimentou sair com uma batucada, mas faltou coordenação com o carro de som, pelo que optaram apenas por um DJ. Até porque, afirma, nesta altura a batucada está a fazer as últimas afinações para o desfile oficial e não pode perder o foco.
Parceria proveitosa
Para a directora da Região Norte da CV Telecom, esta é uma parceria para manter, porque está a dar frutos em termos financeiros e de marketing. A vigorar desde 2014, de acordo com Isa Neves, o acordo consiste num patrocínio monetário, mas também em serviços que a CV Móvel disponibiliza ao Monte Sossego, em regime de exclusividade. Em contrapartida, o grupo associa a imagem da empresa em todas as suas actividades, nomeadamente assaltos e desfile.
“Há o compromisso de, sempre que possível, associar a imagem da CV Móvel ao desfile oficial. Em dois desfiles tivemos alas da CV Telecom, associada às telecomunicações. Temos ainda uma componente importante desta parceria que é a organização do trio, que acontece dois sábados antes do carnaval. É uma iniciativa do grupo, mas a CV Móvel entra com os recursos”, afirma Isa Neves, realçando que o retorno financeiro e de promoção da imagem da empresa é garantido.
“Ter a nossa imagem associada a um grupo como o Montsu, que já conquistou dez títulos em 19 participações no Carnaval de São Vicente, é um ganho. É importante para a CV Móvel estar com uma associação que efectivamente faz o Carnaval acontecer nesta ilha, com seriedade e com qualidade. Para nós, esta é uma contrapartida muito forte “, reforça Isa Neves.
Para além do assalto, a marca CV Móvel é activada nos ensaios do grupo, com venda dos seus produtos e através das lojas associadas, que vendem os t-shirts do trio. Por tudo isso, Isa Neves não tem dúvida que o balanço desta parceria é “muito positivo”.
Constânça de Pina