Monte Sossego apresenta enredo do Carnaval 2023 na Praça B.Leza

O grupo Monte Sossego apresenta logo mais à noite o seu enredo para o Carnaval 2023, marcado para 21 de fevereiro, na Praça B. Leza, no coração deste que é o bairro que lhe empresta o nome. Sem avançar grandes pormenores, o presidente António “Patcha” Duarte, explica que o grupo vai trazer um tema polémico porque é necessário e o momento pede um enredo a este nível. “O enredo que vamos apresentar não tem nada a ver com mitologia.”

“Hoje vamos é apresentar os argumentos que vamos levar para o nosso desfile. Escolhemos a Praça B. Leza porque é um lugar emblemático, que fica na Avenida de Holanda, que é o coração do nosso bairro de Monte Sossego. Esperamos ter entre 350 a 400 pessoas nesta apresentação porque o espaço também não permite muito mais. São, basicamente, as pessoas que nos acompanham e que têm alguma curiosidade em saber que historia vamos contar em 2023”, explica Patcha, para quem esta é a forma da agremiação retribuir o envolvimento dos “índios” com o grupo carnavalesco Monte Sossego. 

“Monte Sossego é a base da nossa agremiação, dos nossos componentes e da nossa mão-de-obra. É a nossa forma de retribuir tudo aquilo que os moradores do nosso bairro fazem em prol da nossa agremiação””, acrescenta, lembrando que o enredo apresentado pelos grupos, a luz dos regulamentos também é avaliado. Mas Patcha não levanta o véu, por enquanto, até porque o Carnaval também faz-se com segredos. “O Monte Sossego tem um fio condutor que norteia o seu trabalho de forma sustentado. É um trabalho árduo cuja meta a prestigiar a nossa cultura e contribuir para a elevação do Carnaval.”

Os temas escolhidos, afirma, normalmente desvendam questões culturais, históricas e míticas volta da sociedade cabo-verdiana, mas também têm uma vertente pedagogia para o crescimento intelectual das pessoas, citando como exemplo o enredo Nôs terra – Mitos, Contos e Lendas”, que deu o título de campeã à esta agremiação em 2020. “Desta vez, o enredo que vamos apresentar não tem nada a ver com mitologia, mas mantemos fiel ao nosso principio de trazer, mais especificamente neste, um tema de alguma forma polémico porque entendemos que é necessário e o momento pede uma história deste nível. O enredo que aborda questões que dizem respeito aos mindelenses e aos cabo-verdianos .”

Instado a precisar, o presidente desta agremiação alega que é prematura falar de todo o projecto. Aliás, afirma, as revelações daquilo que é o projecto do Monte Sossego vão ser faseadas. “Vamos apenas revelar o enredo, os casais mestre-sala e porta-bandeira, a ala de passista, a bateria e o mais premiado interprete e compositor do Carnaval de São Vicente, Constantino Cardoso.”

Após dois anos sem desfiles oficiais por causa da pandemia da Covid19 – 2021 e 2022 – o Monte Sossego espera revalidar o título conquistado em 2020 com o enredo “Nôs Terra – Mitos, Contos e Lendas”, nesta que é a sua 22ª participação no Carnaval de S. Vicente.

Sair da versão mobile