Mindel Fantasy sai na sexta-feira: “Somá na bóia” para acordar Soncent

A organização do Mindel Fantasy agendou para 1 de Março o desfile deste ano e, conforme apurou este jornal, pretende chamar atenção dos foliões para os problemas de São Vicente e a necessidade do ressurgimento desta ilha, sem os constrangimentos que afectam o seu povo. Ontem foi lançado o pré-cartaz do trio-eléctrico, com cores vivas, que, segundo o promotor Evandro “Tchulass” Rodrigues, representam a vivacidade de um carnaval turístico, que é o do Mindelo.

“Somá na bóia”, tema do desfile, é uma música produzida pelo carnavalesco Vlademiro “Vlú” Ferreira e é, para este artista, uma chamada de atenção para a necessidade da própria ilha se erguer dos inúmeros constrangimentos que a tem assolado. “Soncent mestê somá! Primeiro para curtir a vida e divertir. É preciso trabalhar a sério, mas também divertir a sério. Soma na bóia para mais trabalho, para mudar o que está errado e para mudar um dos grandes problemas de São Vicente que são os salários precários. Ninguém deveria ganhar menos de trinta mil escudos”, considera Vlú.

Para este ano, a organização almeja contar com o máximo de foliões possível e já está a trabalhar na mobilização de pessoas nas diversas localidades de Mindelo. “Queremos ter, pelo menos, um mínimo de 100 pessoas por ala. À semelhança do ano transacto, mantemos os prémios de melhor e maior ala, melhor ala de zona e a ala com melhor personalização. Serão disponibilizadas camisolas com o logo do Mindel Fantasy, que serão personalizadas a gosto de cada ala”, explica Tchulass.

Entretanto, para Vlú, o Mindel Fantasy tem sido um parceiro coitado do Carnaval de São Vicente, uma vez que não recebe nenhum apoio. “Há 11 anos que esse grupo sai às ruas no carnaval e, feitas as contas, já gastei cerca de 8 mil contos do meu bolso”, explica o empresário, para quem o grupo muito tem contribuído para o carnaval, portanto deveria beneficiar de apoio.

Aliás, explica esse carnavalesco, foi esse o propósito da criação deste trio eléctrico, que surgiu para preencher as lacunas deixadas pelo Samba Tropical, nos anos em que este não desfilava no carnaval. Desde 2008, ano em que Samba Tropical começou a sair de forma regular, o desfile do Mindel Fantasy passou para sexta-feira. “Em vez de fazer tudo no mesmo dia, o carnaval ficou mais longo e rico”, explica. Vlu adverte, no entanto, que em 2020, se não houver nenhum apoio, não será possível colocar o trio-eléctrico nas ruas.

A apresentação pública do tema e dos prémios será feita ainda esta semana. Para o desfile deste ano, o encontro está marcado para sexta-feira, 1 de Março, com concentração às 20h30 e saída às 21h30.

Natalina Andrade (Estagiária)

Sair da versão mobile