Estrela do Mar vai fazer uma “declaração” de amor ao Carnaval do Mindelo no dia 13 de Fevereiro

Foi apresentado na noite de sábado o samba-enredo da Associação Carnavalesca e Cívica Estrela do Mar, grupo que este ano celebra as suas bodas de ouro. “EDM, Je t’aime”, é uma declaração de amor ao grupo e ao Carnaval de São Vicente, segundo o presidente Júlio do Rosario, que promete um desfile de alto nível do Estrela do Mar no dia 13 de fevereiro. “Estamos a trabalhar duro para disputar o titulo de campeão em 2024, que nos foge há muitos anos”, disse o presidente. 

A apresentação do samba-enredo aconteceu na Praça Dom Luís, uma forma de “abrir” as portas do grupo à população. E, de facto, juntou um número expressivo de amigo e simpatizantes do grupo, mas também curiosos. Foram apresentados ainda as musas e passistas, o reinado (Gilson Silva e Zanú Alves; Augusto ‘Kailony” Duarte e Neide Melício), a comissão de frente sob a direção de Noelisa Santos.

Mila Diogo, Rainha de Bateria

Ainda, o mestre-sala Stiven “Ské’ Évora (vencedor de 2023) e a sorridente porta-bandeira Mirna Chantre, a experiente rainha de bateria Mila Diego, e os novos mestres de bateria Vady Dias e Mauro. “O enredo ‘EDM, Je T’aime’ foi uma proposta do nosso carnavalesco Emanuel Ribeiro, que retrata o amor entre São Vicente e Estrela do Mar. Mostra que o grupo teve momentos altos e baixos, parou e retornou, mas estamos seguros e estamos a trabalhar para vir em força. O nosso objectivo é fortalecer o grupo e contribuir para elevar o Carnaval do Mindelo”, afirmou Júlio do Rosário

Para isso, revela, o grupo pretende contar esta historia de amor desde a comissão de frente até a última ala. “Vamos trazer três carros alegóricos, estamos empenhados em colocar na rua 1.200 foliões, distribuídos por várias alas. A nossa história vai ser contada nos andores, mas também nos foliões, os tripés e a música, que é muito forte”, revela o presidente.

Rei Gilson Silva e Rainha Zanu Alves

A música, que foi escrita por João Carlos Silva (Jotacê), Anísio Rodrigues e Emanuel Ribeiro também foi apresentada este sábado. Estrela do Mar, que também se apresentou de cara nova, tanto a nível da direção como da imagem, foi o primeiro grupo a divulgar a música que vai acompanhar o evoluir do desfile, sendo este um importante elemento de avaliação. 

Queríamos apresentar a nossa música acompanhado de um videoclipe mas, infelizmente, tivemos um pequena atraso. Mas, ainda durante e esta semana, será divulgado. O nosso objectivo era apresentar-se completo para mostrar São Vicente a nossa ambição para este carnaval. Fizemos uma grande renovação a nível da nossa bateria. Vamos trazer dois mestres e 80 ritmistas. É uma inovação porque queremos um ar fresco na bateria.”

Musa Aniete Faria

Aliás, o Estrela está a fazer uma forte aposta nas suas figuras de destaque, segundo o presidente. Foi por isso que foi buscar o mestre-sala e a rainha de bateria ao Flores do Mindelo. “Infelizmente, não conseguimos apresentar todas as nossas musas este sábado. Mas temos muitas novidades e o que prometemos é que Estrela vai estar estável e muito forte neste carnaval. Viemos para disputar o título. Nunca podemos entrar para perder mas é lá na rua de Lisboa que vamos dar o nosso máximo.”

A expectativa da direção, que se mostra entusiasmada com o projecto, é de conquistar o título de campeão, no ano em que Estrela do Mar celebra os seus 50 anos. Lembra o presidente que, tem neste momento 52 anos e desfilou no grupo em 1979 com apenas oito anos. Hoje, enquanto presidente, é uma honra, um privilegio e uma alegria, que só ficará completa com o primeiro lugar. 

Sair da versão mobile