O grupo Carnavalesco Cruzeiros do Norte lança no primeiro dia do ano, 01 de Janeiro, a música do desfile de 2020. Com o enredo “Tudo a dois”, escolhido para Fevereiro, o grupo mantém a aposta nas composições de Anisio e Jotacê – “Não se mexe em equipa que está a ganhar”, brinca Jailson Juff, presidente dos actuais campeões.
No momento em que se ultima os retoques na música que irá embalar o ritmo da “família” Cruzeiros, Juff acredita ser esta a altura certa para passar a mensagem do grupo e aproximar-se mais da comunidade. Neste sentido, até a tradicional Boas Festas, acompanhada de uma banda, de porta em porta, será usada para despertar nos moradores da localidade de Cruz João Évora e arredores o espírito carnavalesco.
A iniciativa é parte da estratégia do grupo para atrair e fidelizar foliões. O polivalente, que todos os anos é usado como quadra de ensaio, está também de cara nova com pinturas e outros trabalhos artísticos. “O trabalho será finalizado hoje e traz mensagens positivas, para que os jovens possam praticar desporto num local mais bonito e agradável, além da imagem da nossa bandeira, por ser o local que usamos para ensaiar todos os anos”, diz.
De verde, a cor das paredes passa para vermelha, um trabalho feito com o apoio da Câmara Municipal que ofereceu tinta e que mobilizou artistas da zona, de forma voluntária. “Não temos grandes empresas a nos patrocinar, como os outros grupos. A nossa força está na nossa gente, nos nossos artistas e amigos da comunidade”, comemora o presidente do Cruzeiros.
Pelo feedback que afirma receber diariamente, a estratégia está a surtir efeito, tendo em conta as muitas promessas de desfile de pessoas que se identificam com esta escola.
Sidneia Newton (Estagiária)